'Shot Sage Blue Marilyn' é a obra mais cara do século XX

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 mai 2022 8:55

A obra 'Shot Sage Blue Marilyn', um retrato de Marilyn Monroe, do pintor Andy Warhol, foi vendido em leilão por 195 milhões de dólares (cerca de 185 milhões de euros) – um valor recorde que torna o icónico quadro na obra mais cara do século XX.

A obra, que é uma de dezenas de imagens que Andy Warhol pintou de Marilyn Monroe na década de 1960, foi vendido, na segunda-feira à noite, em Nova Iorque, num leilão da Christie's.

A famosa casa de leilões de Nova Iorque tinha descrito 'Shot Sage Blue Marilyn', que foi inspirado numa fotografia, como "uma das imagens mais raras e transcendentes existentes". Apesar do valor recorde de venda, a Christie's esperava licitações no valor de 200 milhões de dólares.

De acordo com a Bloomberg, o vencedor do leilão foi Larry Gagosian, um comerciantes de arte norte-americano que detém várias galerias de arte.

A Christie's informou que os lucros vão para a Fundação Thomas e Doris Ammann Zurich, na Suíça.

O título de pintura mais cara do século XX pertencia a 'Les Femmes d'Alger', de Pablo Picasso, desde 2015. A pintura foi vendida por 179,4 milhões de dólares.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 mai 2022 8:55

Editado porAndre Amaral  em  10 mai 2022 14:14

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.