SalEncena acontece até dia 19 para celebrar décimo aniversário do festival

PorDulcina Mendes*,18 jun 2022 7:29

O Festival Nacional de Teatro, em Cabo Verde, denominado SalEncena, celebra o décimo aniversário com a apresentação de “grandes peças teatrais”, a decorrer de 16 a 19, desdobrando-se em três palcos, nos Espargos e em Santa Maria.

A conviver-se ainda com a pandemia da COVID-19, o elenco de 35 actores compõe sete grupos presentes nesta IX edição do Festival do SalEnCena, nomeadamente vindos de São Vicente, São Nicolau, Boa Vista, Cidade da Praia, prometendo muitas gargalhadas durante os dias de espectáculo.

Associa-se ao desfile das peças teatrais outros dois grupos oriundos de Portugal, concretamente de Sintra e do Porto, na festa do teatro que ocorrerá no centro Cultural de Santa Maria, movimentando a cidade turística nos próximos dias, isto é, de 16 a 19, podendo-se assistir também a dois monólogos.

A festa do teatro desdobra-se ainda noutros palcos, nomeadamente, na Kaza d’Art, no Anfiteatro José Cabral, além do Centro Cultural de Santa Maria.

O evento, que conta com a parceria da Câmara Municipal do Sal, do Ministério da Cultura e das indústrias Criativas, e da Empresa da Segurança Aérea (ASA), tem também previsto oficinas de teatro, entre momentos de contar histórias, denominado Dja d´Sal Histórias, nas escolas e jardins infantis da Palmeira, Espargos e Santa Maria.

“Está tudo a postos, os artistas já começaram a chegar… com um cartaz a prometer um bom festival, com oficinas de teatro no lar de idosos, e nos liceus de Espargos e Santa Maria”, conta Victor Silva, destacando a presença do ministro da Cultura e Indústria Criativas, Abraão Vicente, que vai fazer a abertura oficial da festa do teatro 2022.

Dja d´Sal, o grupo anfitrião, vai apresentar uma peça teatral baseada nos poemas de Jorge Barbosa, em homenagem ao poeta e escritor, que viveu a maior parte da sua vida no arquipélago de Cabo Verde, tendo, entretanto, residido vários anos na ilha do Sal, fazendo parte dos quadros dos serviços aduaneiros, circunstância que se reflectiu na sua poesia com o desespero de “querer partir e ter de ficar”.

“Faltar ao festival do Sal EnCena é simplesmente perder”, disse Victor Silva, incitando as pessoas, os amantes das artes cénicas a marcarem presença no festival de teatro 2022.

________________________________________________________

Agenda Cultural

- Apresentação da Antologia “ Mulheres e Seus Destinos”, II Volume, coordenada por Lena Marçal, no Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Especiais, em São Vicente, esta sexta-feira, às 16h30.

- Concerto musical com artista MC Anti un Pui e os Herdeiros, com a participação dos convidados Lyon Danger e Nhof, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia, esta sexta-feira, às 19h00.

- Concerto musical com Ceuzany e Banda, no espaço musical Gamboa, na Praia, esta sexta-feira, às 21h00.

- Noite brasileira com actuação de Mário Rui Gamboa e Live Band, no espaço INK Lounge, na Praia, esta sexta-feira, às 23h00.

- Live Music com Tote Xinoca, no restaurante Avis, na Praia, este sábado, às 20h00.

- Música ao vivo com Kátia Semedo e Banda, no Quintal da Música, na Praia, este sábado, às 21h00.

- Apresentação do álbum “Norcabo” de Ary Morais, no Mercado de Artesanato, em Tarrafal de Santiago, este sábado, às 21h00.

*com Inforpress

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1072 de 15 de Junho de 2022. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes*,18 jun 2022 7:29

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  18 jun 2022 17:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.