Segundo a organização, a falha eléctrica local deveu-se a um curto circuito ocorrido no Bairro de Achada São Filipe que afectou a zona da Biblioteca Nacional “prontamente resolvida pela Electra”.
A noite de celebração da música foi de Dynamo que arrebatou o principal galardão do evento, realizado no largo do Memorial Amílcar Cabral e que homenageou o malogrado artista Antero Simas com o prémio carreira.
Essa distinção foi acrescida com a interpretação, no momento mais emotivo da noite, de “Doce Guerra” de Antero Simas pelo quarteto Mário Marta, Diva Barros, Nancy Vieira e Neusa de Pina.
Dynamo venceu ainda o prémio de melhor kizomza, também com a música “Primavera”, e repartiu o de melhor colaboração com William Araújo e Djodje, com a interpretação de “Suleban”, bem como o do melhor produtor com Cláudio Ramos igualmente com “Primavera”.
Já June Freedom, residente nos Estados Unidos da América, levou as estatuetas de melhor ritmo internacional e melhor interprete masculino.
A ocasião foi ainda oportunidade para distinguir a cantora foguense Neusa de Pina com o prémio acção social, pelo trabalho solidário que tem desenvolvido na sua ilha natal.
A noite foi marcada pelas actuações de Joselyn, Ceuzany, pela finalista do concurso The Voyce Portugal, Joana Alegre, June Freedon, Mohombi, James dos Reis, Big Rasta & Ceuzany e do angolano C4 Pedro, numa actuação muito cativante e interactiva.
Num ambiente de muito “glamour”, que contou com as presenças do Presidente da República, José Maria Neves, e do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, a XI edição dos CVMA foi celebrada no Dia Mundial da Música que se assinala a 01 de Outubro.
Soraia de Deus, directora de Comunicação dos CVMA, fez um balanço “positivo” do evento, “não obstante o apagão, que não ofuscou o brilho e a luz da música de Cabo Verde”.
Lista do premiados:
Melhor Produtor
Cláudio Ramos, “Primavera”
Melhor Beatmaker
Platini Beatz, “Ku Bo Te Fim
Melhor Videoclipe
Dieg, “Mununo”
Prémio Acção Social
Neusa de Pina
Artista Revelação
Edwin Vibez
Melhor Funana
Mário Marta, “Es Ka Ta Reia
Melhor Coladeira
Diva Barros, “Bo Mistêr”
Melhor Colaboração
William Araujo, Djodje, Dynamo,”Suleban”
Melhor Música Tradicional
Dino D’Santiago, “Voei de Mim”
Melhor Morna
Nancy Vieira, “Sabu”
Melhor Hip Hop
Rapaz 100 Juiz feat Fattú Djakité, “Strada
Melhor Afrobeats/Afrohouse
YuranBeatz, “Na Mei”
Melhor Ritmo Internacional
June Freedom, “Andréia”
Melhor Kizomba
Dynamo, “Primavera”
Melhor Interprete Feminino
Nenny, “Tequila”
Melhor Interprete Masculino
June Freedom, “Andréia”
Album do Ano
Batchart, “Resiliente”
Música Popular do Ano
Dynamo, “Primavera”