Nelson Neves distinguido com dois prémios em Itália

PorExpresso das Ilhas,6 dez 2022 11:07

O artista plástico cabo-verdiano Nelson Neves foi distinguido na noite de sábado, 03, em Itália, com o "prémio artístico Melenau" e o "prémio Goethe", alto reconhecimento pelos direitos humanos e pelos direitos civis e sociais.

A informação foi avançada pelo artista natural de Santo Antão, à emissão do programa Morabeza, da Rádio Latina, no Luxemburgo. 

A entrega dos galardões foi realizada no âmbito da bienal de arte “Terra d'Otranto”, no teatro Paisiello da cidade de Lecce, no sul da Itália.

A cerimónia foi organizada pela associação cultural "Itália in Arte nel Mondo”, com uma noite de gala, antecedida por uma exposição colectiva de vários artistas.

No seu discurso durante a cerimónia de entrega de prémios, Nelson Neves lembrou que “através da cultura partilhamos valores como a tolerância, a alegria e a diversidade” e apelou à construção de pontes culturais “porque os muros só servem para dividir as nações”.

Em 2021, Nelson Neves assinalou os seus 20 anos da sua carreira com duas grandes exposições retrospectivas: no espaço H2O, na cidade luxemburguesa de Differdange, onde reside, e na Assembleia Nacional de Cabo Verde, na cidade da Praia.

No ano passado, o artista plástico também recebeu a medalha "Cavaleiro da Ordem de Mérito do Grão-Ducado do Luxemburgo" por serviços prestados à cultura luxemburguesa.

Paralelamente à criação das suas obras, o artista é conhecido por trabalhar o aspecto social, transmitindo a sua arte para crianças, deficientes e presidiários.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,6 dez 2022 11:07

Editado porAndre Amaral  em  6 dez 2022 17:32

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.