George Tavares apresenta “Songbook Cabo Verde” na Praia

PorDulcina Mendes,10 fev 2023 10:04

Depois de várias músicas feitas para si e para outros artistas cantarem, o músico e compositor maiense resolve colocar os seus temas num livro. O seu “Songbook Cabo Verde” será apresentado hoje, 10, na Cidade da Praia. Na sua terra natal, ilha do Maio, o livro será apresentado no dia 24 deste mês. O Expresso das Ilhas, esteve em conversa com George Tavares para conhecer de perto este trabalho.

George Tavares revelou a este semanário que o livro é resultado de uma experiência muito nobre e diferente porque sempre sonhava olhar as suas músicas expostas de uma outra forma, para que as pessoas as pudessem conhecer.

“O Songbook traz 25 músicas minhas inéditas e não só. E desses 25 temas, as pessoas que não conhecem as minhas músicas vão encontrar as letras e, se quiserem tocar, vão encontrar as notas musicais e todas as cifras para tocar”, conta.

Para o músico, este trabalho é um sonho que sempre teve, e que surgiu graças ao músico cabo-verdiano, Humberto Ramos.

“Conheci um grande pianista que é o Humberto Ramos que vive em Portugal. Em conversa com ele surgiu a ideia de juntar as minhas músicas num livro. O primeiro volume já saiu e posteriormente sairá o segundo volume, pois tenho cerca de 200 e tal músicas prontas”, indica.

Este trabalho, conforme frisou, é uma audácia muito forte e algo grandioso, porque, “quando um autor, um compositor materializar o seu sonho, através do livro, é muito importante, porque é algo que vai passar de mãos em mãos, de informações em informações e depois de tão fidedignas que são, não se desfaz mais”.

“Para mim, o maior objectivo com este livro é dar um contributo à cultura cabo-verdiana, na vertente musical. Só assim entendo que estou a dar mais um contributo, para enriquecimento da música em Cabo Verde”.

George Tavares explicou que dessas 25 músicas, vamos encontrar diferentes géneros musicais como batuque, funaná, morna e coladeira.

“Este livro é oportunidade que os leitores terão de ver através das letras musicais e conhecer um pouco de mim, sobretudo porque mostro a minha vivência na ilha do Maio e a minha forma de vida, porque através da bandeira conheces um país. Então as pessoas vão ver a minha intenção, inspiração, em que fonte fui beber para chegar à materialização do meu trabalho e conhecer um pouco a minha biografia”, salienta.


Apresentação

A primeira apresentação será, na sexta-feira, 10, às 18h00, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Praia e estará a cargo do músico Tó Tavares e da jornalista Nany Vaz. E no dia 24, será na ilha do Maio.

“Depois tenho um projecto já dentro do programa de lançamento do meu livro, que é lançamento do livro e espectáculo, nas outras paragens como Estados Unidos da América, Portugal e em outros países europeus onde há comunidade cabo-verdiana. É isto que é o meu objectivo até final do ano”, adianta o músico.

“Este volume está a ter muita procura, as pessoas querem conhecer este trabalho, de modo que está bem encaminhado. É isso que me dá força para que ainda este ano possa dar passos fortes para ter o segundo volume”, avança.


Música

Sobre o seu projecto musical, George Tavares diz que neste momento está a trabalhar no seu novo single que deverá estar pronto entre o mês de Março e Abril deste ano.

“Já gravei dois single, vou gravar mais um e vou continuar a gravar. Hoje em dia é trabalhar pouco a pouco, porque o disco não traz de imediato grandes vantagens, porque se não tens uma máquina produtiva por detrás, não é fácil produzir um disco”, frisa.

George Tavares é um dos compositores mais gravados em Cabo Verde, já fez músicas para artistas como Lura, Mariana Ramos, Élida Almeida, Nhonhô Hopffer, Bob Mascarenhas, Lucibela e vários outros. Além disso, tem feito composições para grupos carnavalescos.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1106 de 08 de Fevereiro de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,10 fev 2023 10:04

Editado porAndre Amaral  em  10 fev 2023 17:20

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.