O evento contará com a participação de Princezito, Dino D' Santiago, Fattú Djakité, Bob Mascarenhas, Loreta KBA, Sadia Youssouf, Taresa Tradison di Terra, Tereru 100, que serão acompanhados por uma banda de renomados músicos.
Para o organizador do evento, Carlos Sousa (Princezito), trata-se de uma gala intitulada “Pilon di Xou”, porque está relacionada com “Pilon de Mulheres”, mas “sobretudo esse pilon, que para além de ser um artefacto para modificar alimento é um instrumento musical”.
“Por isso, vamos levar o Pilon para o palco. Vamos colocar uma orquestra de batuco, com 100 batucadeiras, com mais uma banda composta por seis elementos, e cada um dos artistas convidados deve cantar uma música com batucadeiras e banda”, explicou Princezito.
O bonito deste concerto, acentua Princezito, é ter artistas que cantam estilos musicais diferentes no mesmo palco. “Por exemplo, é ter Teresa Tradison di Terra e Fattú Djakité, dois extremos. Teresa tem idade para ser mãe da Fattú, e Fattú é uma cabo-verdiana guineense que canta jazz, blues, r & b, soul e Teresa canta batuco, finaçon e cotxi pó, vamos juntá-las no palco”.
“Temos Loreta um rapper moderno ou ultramoderno e temos Bob Mascarenhas, que é um músico que escolheu a música tradicional. Temos Dino D` Santiago, que por um lado faz a mistura do batuco, aliás já levou o batuco para um patamar mais moderno, urbano e cosmopolita, e ele é uma pessoa que incentivou a Madonna a gravar o batuco. Eu, Princezito, que sou badio de fora que canto batuco tradicional e que tento juntá-lo com a banda. É tanto contraste que acaba por dar uma harmonia”, acrescenta.
O concerto acontece, a partir das 21h00, no Salão Nobre da Assembleia Nacional, e os artistas começam a chegar à Cidade da Praia, a partir de hoje, para participar no espectáculo.