​II Edição de "Pilon di Xou" acontece esta sexta-feira na Praia

PorDulcina Mendes,20 mar 2023 14:24

A II ª edição de "Pilon di Xou" acontece esta sexta-feira, 24, na Assembleia Nacional. Trata-se de um concerto em homenagem à mulher cabo-verdiana, que reune num mesmo palco alguns dos mais conceituados artistas cabo-verdianos da actualidade.

O evento contará com a participação de Princezito, Dino D' Santiago, Fattú Djakité, Bob Mascarenhas, Loreta KBA, Sadia Youssouf, Taresa Tradison di Terra, Tereru 100, que serão acompanhados por uma banda de renomados músicos. 

Para o organizador do evento, Carlos Sousa (Princezito), trata-se de uma gala intitulada “Pilon di Xou”, porque está relacionada com “Pilon de Mulheres”, mas “sobretudo esse pilon, que para além de ser um artefacto para modificar alimento é um instrumento musical”.

“Por isso, vamos levar o Pilon para o palco. Vamos colocar uma orquestra de batuco, com 100 batucadeiras, com mais uma banda composta por seis elementos, e cada um dos artistas convidados deve cantar uma música com batucadeiras e banda”, explicou Princezito. 

O bonito deste concerto, acentua Princezito,  é ter artistas que cantam estilos musicais diferentes no mesmo palco. “Por exemplo, é ter Teresa Tradison di Terra e Fattú Djakité, dois extremos. Teresa tem idade para ser mãe da Fattú, e Fattú é uma cabo-verdiana guineense que canta jazz, blues, r & b, soul e Teresa canta batuco, finaçon e cotxi pó, vamos juntá-las no palco”.

“Temos Loreta um rapper moderno ou ultramoderno e temos Bob Mascarenhas, que é um músico que escolheu a música tradicional. Temos Dino D` Santiago, que por um lado faz a mistura do batuco, aliás já levou o batuco para um patamar mais moderno, urbano e cosmopolita, e ele é uma pessoa que incentivou a Madonna a gravar o batuco. Eu, Princezito, que sou badio de fora que canto batuco tradicional e que tento juntá-lo com a banda. É tanto contraste que acaba por dar uma harmonia”, acrescenta.

O concerto acontece, a partir das 21h00, no Salão Nobre da Assembleia Nacional, e os artistas começam a chegar à Cidade da Praia, a partir de hoje, para participar no espectáculo.   

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,20 mar 2023 14:24

Editado porAntónio Monteiro  em  21 mar 2023 12:35

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.