Micadinaia Fest regressa a Mindelo com tributo ao artista plástico Alex da Silva

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,21 mar 2023 10:54

O evento Micadinaia Fest, realizado pelo Centro Cultural do Mindelo (CCM), regressa após o período pandémico na terça-feira, 21, e tem como temática “Xand na Cidade”, em homenagem ao falecido artista plástico Alex da Silva.

Conforme informações do centro enviadas à Inforpress, a actividade marca a abertura da temporada 2023/2024 do CCM, no dia 21 de Março, Dia internacional da Poesia, como também o Dia internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

“É também início da primavera e o Centro Cultural do Mindelo acolhe o pensamento do poeta, investigador e cientista João Varela, num encontro festivo, celebrando a cidade criativa e literária. Nas palavras do poeta João Vário, Micadinaia é uma Cidade_Academia”, argumentam os organizadores.

A temática para este ano é, segundo a mesma fonte, “Xand na Cidade”, com “grande destaque” para vida e obra do artista plástico Alex da Silva, também conhecido por  Xande, falecido a 30 de Dezembro de 2019.

Neste sentido, o Micadinaia Fest contempla uma exposição, no Salão Nobre do Centro Cultural do Mindelo, imtitulada “Terra Incógnita”, que resultou de uma colaboração única entre o pintor Alex da Silva e o fotógrafo indiano de belas artes Binu Bhaskar, através de uma residência artística na galeria Mojo em Dubai.

Ainda na programação, está agendada a inauguração de uma mostra do processo criativo da escultura ‘Clave’, do falecido artista cabo-verdiano.

“Ele encontrou inspiração na dança e desenhou escravos que emergem no topo da forma de um navio como dançarinos a caminho da liberdade”, lê-se na nota enviada pelo CCM.

O Centro Cultural do Mindelo e a Galeria Zero Point Art, galeria criada por Alex, acolhem em simultâneo uma exposição a volta da sua memória, “Universo de Alex da Silva” e ainda um vídeo-instalação, no qual pensadores, activistas, ambientalistas, cinéfilos e outros contam um pouco da sua relação com o artista.

Da agenda do Micadinaia Fest constam ainda momentos musicais com o DJ Rudy Soares e com Trio Milanka, que, assim como as outras actividades, têm entrada livre, segundo a organização.

Alex da Silva faleceu a 30 de Dezembro de 2019, quando estava a jogar basquetebol com os amigos, se sentiu mal e foi levado ao Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, onde viria a falecer.

O artista plástico, que nasceu em Luanda, Angola, era filho de pais cabo-verdianos e chegou a Cabo Verde ainda bebé em 1975, altura da independência nacional.

Cresceu na zona de Alto Mira-Mar e voltou a sair de Cabo Verde para fazer estudos superiores, primeiro Biologia Marítima, depois Arquitectura e em seguida o curso de mestrado em Belas Artes e Crítica na Holanda, este último que ditou a sua vida artística e profissional.

Depois de regressar a São Vicente fundou a Galeria Zero Point Art como forma de “mostrar e retribuir o seu amor para a ilha”, tal como ele mesmo dissera à imprensa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,21 mar 2023 10:54

Editado porAntónio Monteiro  em  21 mar 2023 14:11

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.