Cremilda Medina, Nhelas Spencer e Arlindo Rodrigues são cabeças de cartaz do Festival da Morna 2023

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,30 set 2023 13:56

​A cantora Cremilda Medina, os músicos Nhelas Spencer, e Arlindo Rodrigues são cabeças de cartaz do Festival da Morna 2023 que acontece hoje na praia d´diante, em Sal Rei, onde actuam também artistas locais convidados para o certame.

No cartaz do Festival da Morna da Boa Vista, que se enquadra na V Semana da Morna comemorada sob o lema “Valoriza Nós Morna”, constam ainda artistas locais e convidados, como, de entre outros, Juary Livramento, Tibo Evora, Yolanda Brito, Gaby Estrela, Boni Oliveira.

A actividade cultural é realizada pela Câmara Municipal da Boa Vista em parceria com a Associação de Músicos da Boa Vista que vai prestar homenagem aos músicos, compositores e interpretes naturais da ilha da Boa Vista, Noel Fortes e Pancrácio Tomar “Kaka”.

A programação da V Semana da Morna, que teve início no dia 23, em João Galego, levou ao palco descentralizado nas diferentes comunidades da ilha a oportunidade de ouvir e cantar morna para celebrar e preservar a música “rainha de nôs terra”, declarada Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela Unesco, a 11 de Dezembro de 2019.

Em Boaventura, a população de Rabil pôde assistir no dia 26, a tarde de música e poesia, uma actividade que contou com a presença da cantora Cremilda Medina, o músico Noel Fortes e o jovem poeta (revelação) Moisés Marques.

A praça de Povoação Velha (Estancia), em 27 deste mês, dia que se celebrou o Dia Municipal da Morna, foi palco duma noite de animação com acorde dos instrumentos musicais e fez reunir o público numa viagem de valorização da música, cultura e tradição cabo-verdiana num momento que acomodou a voz daqueles que amam, inalam e transpiram a morna.

No mesmo dia, em Estância, onde nasceu Maria Barbara, primeira embaixadora da morna, bem como outras cantadeiras deste género, a Câmara Municipal da Boa Vista apresentou ao público presente o projecto Casa da Morna, edifício que ocupará uma área de 600 metros quadrados (m2) e está orçado em 40 mil contos, fruto de uma parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Na quinta-feira, 28, no Pátio do Centro de Arte e Cultura (CAC) se promoveu uma tarde de Morna Instrumental em que os músicos fizeram uma actuação, tendo o público interagido com entusiasmo e alegria.

Hoje para fechar a programação da V Semana da Morna, a praia d´diante, no centro da cidade de Sal Rei será palco do Festival da Morna 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,30 set 2023 13:56

Editado porDulcina Mendes  em  30 set 2023 15:41

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.