A programação do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades foi apresentada esta sexta-feira, numa conferência de imprensa, pela directora geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro.
Segundo disse, o ponto alto do dia 18, Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, será marcado com uma manifestação cultural em Lisboa, Portugal, onde será representado pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
“Sob a égide de Eugénio Tavares, com uma marcha na Avenida Cidade Lisboa, mostrando a cultura do país, serenata pelas ilhas, momentos musicais, exposições, visitas ao Memorial Amílcar Cabral, ao Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde”, indica.
Vandrea Monteiro citou que na Cidade da Praia, haverá actuação da Banda Militar, na Rua Pedonal. “Teremos desfiles de moda, estamos a trabalhar com os nossos incubados do Palácio da Cultura Ildo Lobo, com os beneficiários do programa BA- Cultura e dos editais que temos vindo a lançar ao longo do ano 2023”, revela.
Haverá ainda na Cidade da Praia actuação de Binho e Zeca Fontes, no Mercado do Plateau e no Ponta Belém, e Totinho estará com o seu saxofone em frente ao Museu Etnográfico da Praia.
“Mas a nossa grande basofaria para a Cidade da Praia será o movimento pela cultura, vamos ter toda a Avenida com uma grande marcha cultural, a começar com tabanka, literatura, vamos ter Gamal com o seu Carnaval, que é diferente. Teremos o grupo Mon na Roda, Enigma e Raiz di Polon”, destaca.