​SCM pede maior contributo no sentido da construção de um sector cultural cada vez mais forte

PorDulcina Mendes,18 out 2023 11:07

A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) pede a reflexão de todas as classes artísticas e dos sectores público e privado para o maior contributo no sentido da construção de um sector cultural cada vez mais forte e dedicado à protecção e promoção do património nacional.

A SCM fez este apelo na sua mensagem alusiva ao Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, que se celebra hoje, 18 de Outubro.

Na sua mensagem, a SCM aproveitou para felicitar todos os criadores da cultura, cabo-verdianos no país e na diáspora e em especial aos seus membros, músicos, autores, compositores, artistas, intérpretes, executantes, editores, produtores fonográficos e investigadores na área da música, pelo Dia Nacional da Cultura e das Comunidades.

A SCM expressou igualmente o seu profundo reconhecimento pelo extraordinário trabalho que os homens e as mulheres cabo-verdianos do sector cultural têm feito em prol da nossa cultura, o que tem contribuído para a elevação do nosso país e das nossas comunidades.

Para a SCM, esta data foi criada como forma de valorizar, dignificar a nossa cultura e como forma de homenagear todos aqueles que se dedicam à actividade cultural, bem como para a comemoração da identidade cultural cabo-verdiana, de forma a torná-la um memorial rico e dinâmico vivido no presente e a ser perpetuado no futuro.

“O dia 18 de Outubro foi também instituído para homenagear um dos maiores nomes de todo o sempre da Cultura cabo-verdiana, o incontornável poeta e compositor Eugénio Tavares”, indica.

A mesma fonte sublinhou que Eugénio Tavares foi o primeiro homem de cultura das nossas ilhas a conseguir dar relevo literário à poesia em crioulo, foi um dos maiores compositores da morna e um grande jornalista cabo-verdiano, portanto ele é um incontestável vulto que cobre a cabo-verdianidade de grandeza e dimensão.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,18 out 2023 11:07

Editado porAndre Amaral  em  19 out 2023 9:35

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.