Segundo o Ministério da Cultura, a reabilitação do edifício em Santa Cruz é o cumprimento de um compromisso assinado entre o Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, e a autarquia local.
A mesma fonte indicou que o programa "1 Auditório por Município" tem por finalidade dotar os concelhos de Cabo Verde de um auditório mais condigno para a realização de diversos tipos de eventos culturais. “Um centro construído para os criadores, artistas e fazedores da cultura nacional de forma a dinamizarem as suas produções e criações”.
O concelho de Santa Cruz, conforme frisou, é o terreno de figuras ímpares da cultura tradicional de Cabo Verde e, assim como outros concelhos, merece um espaço condigno e equipado para receber música.
O Centro Cultural Sema Lopi foi reabilitado com condições de acessibilidade para todos e com espaços que podem receber exposições.
Séma Lopi, era um simples agricultor de 72 anos que se tornou tocador de gaita e compositor de renome do funaná. Autor de várias composições musicais, entre as quais “Ôi, Séma Lópi, côrpu dí tchõ, álma dí Crístu”, este artista trabalhou no mundo da música com Alberto Martins (Katchás), fundador do Bulimundo, que gravou várias composições dele.
O executante do funaná, uma das músicas tradicionais de Cabo Verde, natural de Santa Cruz, faleceu em 2013, no Hospital Universitário Agostinho Neto, na Praia, vítima de doença prolongada.
Busto em homenagem a Nha Nacia Gomi
Ainda no sábado, 28, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas entrega o busto em homenagem a Nha Nacia Gomi à população de Santa Cruz. Segundo o Ministério da Cultura, trata-se de um presente aos santacruzenses e aos familiares da rainha do batuko e do finason.
O momento, que contará com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, acontece na Rotunda Djinha, em Achada Fazenda, Santa Cruz.