​Solange Cesarovna vence prémio Fair Trade Music International (FTMI)

PorDulcina Mendes,10 nov 2023 16:18

A cantora cabo-verdiana Solange Cesarovna e o falecido compositor e produtor alemão Jörg Evers são os vencedores do prémio Fair Trade Music International (FTMI), pelas suas notáveis contribuições aos direitos do criador musical.

A apresentação dos premiados foi feita pelos membros do conselho da FTMI durante a assembleia geral do Conselho Internacional de Autores Musicais (CIAM), que decorreu no Brasil.

“E raramente ouvimos falar de compositores e compositoras que trabalham incansavelmente para promover e proteger esses direitos. Esperamos que estes dois prémios dêem algum reconhecimento ao seu trabalho inestimável.” 1. Prêmio de conquista excepcional A ganhadora do prêmio FTMI de desempenho excepcional em 2023 é Solange Cesarovna. Uma talentosa artista africana, Cesarovna desempenhou um papel fundamental no estabelecimento de uma nova organização de gestão colectiva no seu país natal, Cabo Verde”, indica.

Segundo a FTMI, sob a liderança de Solange Cesarovna, a Sociedade Cabo-Verdiana de Música (SCM) transformou o sector musical do país para compositores, compositoras, editores e produtores.

“O sistema de gestão de direitos autorais que ela liderou garante que royalties justos sejam recebidos sempre que suas músicas são usadas e se estende a plataformas digitais como YouTube, Spotify e TikTok”, aponta.

Conforme frisou, após dez anos de operação, a SCM representa actualmente mais de 30 milhões de obras e gravações sonoras de todo o mundo e conta com mais de 1.700 membros, todos provenientes de uma população nacional de apenas meio milhão de pessoas.

Para a mesma fonte, a Solange Cesarovna continua a ser uma embaixadora inspiradora para criadores de música africana em todo o mundo.

A FTMI é uma organização independente sem fins lucrativos fundada em 2014 e apoiada por mais de 500 mil criadores musicais de todo o mundo.

A organização é membro da aliança internacional de parceiros CIAM e conta entre os seus apoiantes muitas das maiores sociedades de autores musicais do mundo.

O prémio FTMI visa celebrar as contribuições notáveis que criadores individuais, activistas e legisladores estão a fazer para a causa da remuneração justa na música. Em 2023, o Prêmio FTMI compreende dois elogios individuais por realizações excepcionais e por conquistas ao longo da vida.

Autoria:Dulcina Mendes,10 nov 2023 16:18

Editado porAndre Amaral  em  12 nov 2023 8:34