Morreu a cantora Sara Tavares

PorExpresso das Ilhas,19 nov 2023 20:20

Sara Tavares morreu este domingo aos 45 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de cancro, segundo avançou a SIC. A cantora tinha sido diagnosticada com um tumor no cérebro há mais de uma década.

A cantora luso-cabo-verdiana, nasceu em Lisboa a 1 de Fevereiro de 1978. É conhecida pela sua fusão de estilos musicais, que incluem influências de música tradicional cabo-verdiana, música africana, música popular portuguesa e música contemporânea.

Tornou-se conhecida do grande público quando venceu o programa da SIC "Chuva de Estrelas" em 1994, com uma interpretação de Whitney Houston.

No mesmo ano, venceu o Festival RTP da Canção com “Chamar a Música”, de Rosa Lobato de Faria e João Oliveira.

Em 1996 estreou-se discograficamente com “Sara Tavares & Shout!”.

Em 1999 editou o álbum “Mi Ma Bô”, no qual propunha uma sonoridade de fusão afro-pop-soul. O disco foi gravado em França e produzido pelo franco-congolês Lokua Kanza, tendo vendido em Portugal um número de cópias que lhe valeu o galardão de Disco de Ouro.

“Balancê” é o título do terceiro álbum e tornou-se no seu cartão-de-visita internacional, tendo Sara Tavares sido nomeada como Artista Revelação as prémios BBC Radio 3 World Music, em 2007. Em Portugal, as vendas e “Balancê” valeram-lhe um Disco de Platina.

Em 2008 editou o DVD “Alive in Lisbon” e em 2011 Sara Tavares, depois de ter ultrapassado problemas de saúde que a forçaram a interromper a carreira, recebeu Prémio de Melhor Voz Feminina nos Cabo Verde Music Awards e colaborou em estúdio com vários artistas, nomeadamente os Buraka Som Sistema.

Em 2009, a artista viu-se obrigada a fazer uma pausa na sua carreira quando foi diagnosticada com um tumor no cérebro.

No dia 15 de Setembro de 2023, lançou um novo single intitulado “Kurtido” nas plataformas digitais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Sara Tavares

Autoria:Expresso das Ilhas,19 nov 2023 20:20

Editado porSheilla Ribeiro  em  20 nov 2023 10:04

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.