A 17 de Dezembro assinala-se a data do desaparecimento físico da nossa diva, Cesária Évora. E a Associação Cesária Évora, desenvolveu este ano um programa de actividades
para marcar este dia, contemplando as cidades da Praia e do Mindelo.
Segundo a neta e presidente da Associação Cesária Évora, Janete Évora, esta homenagem faz parte da agenda cultural de São Vicente, onde sempre no mês de Dezembro realizam um conjunto de actividades, e este ano pela primeira vez vai acontecer alguns eventos na Cidade da Praia.
Esta actividade é feita todos os anos no mês de Dezembro, mas antes é chamado de acordo com o ano de partida de Cesária, mas a partir deste ano decidiram intitulá lo de “Sodade”.
“Sodade é formado por um conjunto de actividades como Serenata, concerto musical, Cmida d`onje, final de concursos (Bisca, Uril, desenho e carta Cize), lançamento Pod D`Yaya e exibição de documentário Cesária Évora de Ana Sofia Fonseca”, revela.
Na Cidade da Praia vão acontecer alguns eventos, conforme disse, para começarmos a levar o evento para todas as ilhas. “Porque como presidente há uma ano que resido na Cidade da Praia, então facilita na dinamização da associação”.
Na Cidade da Praia será realizada “Cmida d`onje” e será exibida a documentária Cesária Évora de Ana Sofia Fonseca.
“Já fizemos actividades em Santo Antão, que é ilha de origem da nossa família, por lado de mãe, queremos levar um pouco do projecto para cada ilha. A actividade principal é a Serenata que fazemos na Rua de Mindelo, num trajecto que já é bem conhecido em São Vicente e termina com um concerto musical”, cita.
Janete Évora indicou que o concerto musical tem reunido nos anos anteriores diversos músicos e artistas de todo o mundo. Este ano, disse que ainda não podem avançar os nomes dos artistas que vão participar no concerto, porque estão à espera da conformação dos convidados.
“Cmida d`onje é um evento cultural, onde vamos distribuir o prato preferido da Cesária Évora que é a cachupa. Na Cidade da Praia será distribuído no bairro de Achada de Santo António”, avançou Janete Évora.
A Associação Cesária Évora foi fundada em 2003, quando a cantora era viva, pois ela morreu em 2011. O objectivo da associação, conforme indicou, é de promover não só a Cesária Évora, bem como a nossa música e cultura, e tem uma vertente educacional, para ajudar na formação de jovens na área da música.