A Galeria de Artes – Viagem Nas Tintas, segundo o artista plástico, será um lugar de promoção da arte nacional, assim como um espaço de ensino para quem tiver interesse em aprender arte plástica.
É pela primeira vez que o mentor do projecto “Viagens nas Tintas”, tem um espaço onde os amantes da arte podem apreciar o seu talento.
Natural de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, Joaquim Freire Semedo começou a pintar aos 19 anos e dois anos depois rumou a Portugal, onde frequentou o polo de Guimarães da Escola Superior Artística do Porto.
Por dificuldades financeiras, não concluiu a licenciatura, mas teve oportunidade de adquirir mais experiência e aptidões técnicas.
Após cinco anos de vivências em Portugal, Joaquim Semedo regressou a Cabo Verde e à sua terra natal, onde reside e mantém o atelier, passando a dedicar-se por inteiro à pintura, vendendo já centenas de telas no país e no estrangeiro.
O artista plástico tem criador impressionista da realidade cabo-verdiana, apresentou uma sensibilidade e um entendimento diferenciado do mundo à sua volta.
Desde muito que o artista tem presenteado a Cidade da Praia e outros concelhos do país, com as pinturas de murais, retratando a realidade vivida no arquipélago.