​SCM inicia distribuição tecnológica dos direitos autorais de 2023

PorDulcina Mendes,21 dez 2023 14:26

A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) começou esta quinta-feira, 21, a distribuição tecnológica dos direitos autorais de 2023. O relatório de distribuição foi apresentado esta quinta-feira, pelo presidente da SCM, numa conferência de imprensa. Será distribuido mais de 9 mil contos aos seus membros, em direito de autores e conexos.

Daniel (Nhelas) Spencer afirmou que hoje é um momento crucial da SCM, porque culmina com a distribuição tecnológica dos direitos autorais, sejam eles de natureza patrimonial ou de outra natureza.

“O Estatuto da SCM diz que o objecto da sociedade é o exercício, a gestão e a protecção dos direitos patrimoniais dos autores das obras. Este sistema que foi proporcionado pela organização mundial da Propriedade Intelectual com quem temos protocolo é que nos permite chegar no número exacto para distribuir a cada um dos membros da SCM”, indica.

O presidente da SCM avançou que para além do sistema Wipo Connect ainda estão num projecto de mais um portal que vai conectar na Wipo Connect que irá permitir a qualquer autor ou compositor membro da SCM conectar e saber qual a sua situação na SCM.

“Estamos a caminhar cada vez mais para um sistema mais moderno, na costa de África são poucas as sociedades que têm esse sistema montado e que consegue fazer distribuição dos direitos de autor e conexos tão transparente com nós”, garante.

Durante a conferência de imprensa, foram apresentadas todas as rubricas dos direitos contemplados na distribuição deste ano, o número de titulares de direitos contemplados, que irão abranger os Direitos de Autor e os Direitos Conexos, contemplando deste modo, autores, compositores, editores, arranjadores, músicos intérpretes e executantes, bem como os produtores fonográficos.

Na ocasião estiveram presentes os artistas Teresa Fernandes, Ga DaLomba, Manú Reys e MC Acondizé, que agradeceram a SCM pelo trabalho que tem feito para que os seus direitos sejam reconhecidos.  

O WIPO CONNECT, é um sistema interconectado para a gestão de direitos autorais e conexos, que opera tanto a nível local ("SCM WIPO Connect local") como a nível compartilhado ("SCM WIPO Connect shared"), e que permite a Sociedade Cabo-verdiana de Música gerir localmente as suas operações e conectar-se a redes regionais e internacionais de direitos autorais e conexos, integrantes da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, CISAC, como a CISNET e o IPI da SUISA. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,21 dez 2023 14:26

Editado porAndre Amaral  em  22 dez 2023 9:49

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.