Segundo uma nota enviada, Joshua decidiu lançar um grito de alerta à irmandade porque diz sonhar com uma nova geração de cabo-verdianos, particularmente, crianças e adolescentes livres de todo o tipo de violência.
A música “Nha’Rmun”é uma composição do compositor Calú di Guida, radicado nos Estados Unidos da América, onde Joshua numas curtas férias fez a gravação deste single no estúdio do conceituado músico e produtor musical Kim Alves.
O pai Jorge Martins (Jorge Pimpa) também participou na produção desta música, tocando percussão e ferrinho. Calú di Guida esteve na guitarra acústica. Kim Alves está na guitarra de seis e 12 cordas, para além da percussão e teclado.
A mesma fonte apontou que o mérito de Joshua consiste em utilizar a música como arma para que as suas mensagens sejam ouvidas. “É um adolescente que sonha com um Cabo Verde melhor e usa a sua voz melódica para o efeito. Joshua acredita na mudança de comportamentos e, por isso, apostou no elo mais forte para esta mudança. A música”.
“O seu público alvo é a nova geração de cabo-verdianos que será o futuro deste país conhecido pela sua morabeza, sem deixar de lado homens e mulheres que vivem espalhados pelos quatro cantos do mundo”, destaca.
Nesta música, Joshua passa um olhar atento por temáticas que estão a preocupar os cabo-verdianos e a afectar os mais novos.
“O alerta para violência contra mulheres, mães que criam muitas vezes sozinhas, milhares de crianças e adolescentes de Cabo Verde, convida famílias a optarem pela tolerância e afecto de modo a servir de exemplos para os filhos que tem casa; lança um olhar a sociedade civil e foca na irmandade: “Nha’Rmun”cabo-verdiano, hoje menino, mas homem de amanhã”, lê-se na nota.