Este ano, a gala vai acontecer na Assembleia Nacional com o slogan “Beleza com Impacto”, pelo que o foco do evento será no trabalho social, além de promover a cultura local e mais iniciativas sociais.
A promotora do evento, Nereida Lobo disse numa entrevista ao Expresso das Ilhas que este ano as candidatas vão apresentar a plataforma dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o público.
“As candidatas vão explicar ao público porque que escolheram a plataforma, o que querem fazer para criar mudanças no projecto social que escolheram para as suas comunidades”, aponta.
Este ano, conforme explicou, todos os municípios estarão representados no concurso, independentemente de pertencerem ou não a determinada região.
“Cada candidata vai representar um município, por exemplo, temos uma candidata de São Vicente, mas que está a representar o município dos Mosteiros (Fogo). A ideia é que tenham conhecimento de diferentes municípios”, garante.
Além de representantes de todos os municípios, Nereida Lobo anunciou que vão apresentar também candidatas da diáspora.
Actividades
Além da gala, as candidatas estiveram no acampamento durante um mês, onde tiveram preparação de como andar e falar em público. “As candidatas têm que aprender como falar em público e tiveram vários workshops para lhes mostrar como andar e um pacote completo, onde vão sair deste concurso com muita experiência, que vai lhes servir para toda a vida”.
“Durante um mês, as candidatas têm aquela preparação que lhes vai ajudar a concorrer para qualquer concurso lá fora para representar Cabo Verde da melhor forma. Miss Cabo Verde International não é só um concurso de beleza e uma plataforma de empoderamento que destaca a capacidade da mulher cabo-verdiana, mas contribui também para promover a cultura local, nacional e iniciativas sociais”, menciona.
Gala
A gala será uma noite de glamour, talento e emoção, onde será coroada a nova rainha que representará Cabo Verde lá fora. “Esperamos contar com uma sala cheia, onde vamos não só celebrar a beleza cabo-verdiana, mas também a nossa cultura”.
A vencedora levará para casa um milhão de escudos cabo-verdianos, terá a oportunidade de representar Cabo Verde na 62ª Edição do Miss International, no Japão.
“Já recebemos um convite para enviar a Miss Cabo Verde International para um programa que será feito no mês de Setembro, em Nova Iorque, Estados Unidos da América”, anunciou.
A primeira edição da Miss Cabo Verde International foi realizada no início de Setembro de 2022, na Cidade da Praia, tendo como vencedora a modelo Stephany Amado, que representou Cabo Verde no Miss International que teve lugar em Dezembro do mesmo ano, no Japão.
“Foi a primeira vez que fomos representar Cabo Verde no concurso Miss International. Então conseguimos o primeiro lugar naquele concurso e pela primeira vez conseguimos o título de Miss África International. É algo histórico para Cabo Verde e para o continente africano”, alude.
Nereida Lobo assegura que a sua ambição é fazer com que Cabo Verde esteja em grande nível nos concursos de beleza lá fora.
Para esta edição, o evento conta com jurados tanto nacionais como internacionais. “Tentamos sempre trazer alguém de fora com visão e que já conhece esse mundo, para seleccionar a melhor candidata para representar Cabo Verde”.
A promotora do evento avisa que a partir de agora o concurso Miss Cabo Verde International vai acontecer todos os anos no mês de Setembro, quando as candidatas estarão de férias escolares para poderem focar no concurso. “Porque se queremos empoderar as mulheres, não podemos interferir na sua educação, porque educação é algo fundamental”.
Miss Cabo Verde International é uma plataforma de empoderamento feminino, que celebra a diversidade e riqueza cultural de Cabo Verde, promovendo o desenvolvimento pessoal e liderança das suas participantes.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1183 de 31 de Julho de 2024.