​3ª Edição da Gala Talaia Baxu homenageia violonista Henrique Fidjinha e banda Pró-kultura

PorDulcina Mendes,12 ago 2024 15:54

A Câmara Municipal de Mosteiros realiza esta terça-feira, 13, a terceira edição da Gala Talaia Baxu, em homenagem ao violinista Henrique Fidjinha e à banda Pró-kultura. O evento acontece no quadro das festividades do Dia do Município dos Mosteiros, que se celebra a 15 de Agosto.

A par da homenagem, o programa prevê uma conferência sobre o género musical e os homenageados desta edição, demonstração de dança e actuações musicais.

Segundo uma nota da Câmara Municipal de Mosteiros, o evento conta com a presença do presidente da República, José Maria Neves, que está em Mosteiros por ocasião das Festas do Município, cumprindo uma agenda de visita que começou domingo, 11, e termina no dia 15, dia do município e da santa padroeira, Nossa Senhora da Ajuda.

A Talaia Baxu é um dos géneros musicais mais conhecidos da ilha do Fogo, foi classificado como Património Cultural Nacional.

Homenagem

Henrique de Pina, mais conhecido por Henrique Fidjinha, nasceu na localidade de Atalaia, foi emigrante em Portugal, nas décadas de 60 e 70 e, depois, nos Estados Unidos da América, de onde regressou em 1988 para a sua terra natal. Faleceu a 28 de Maio de 1993, na cidade da Praia.

A Banda Pró-kultura foi fundada em 2003, por cinco artistas de diferentes localidades de Mosteiros, com objetivo de preservar, valorizar e divulgar a música tradicional. A Banda Pró-kultura é o agrupamento musical de maior longevidade das terras do Café e da Talaia Baxu. O grupo, pelo qual já passaram muitos jovens artistas, começou com um apoio simbólico do Comité de Luta Contra Sida, em cujas actividades participava com regularidade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,12 ago 2024 15:54

Editado porAndre Amaral  em  13 ago 2024 12:50

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.