Este ano, o Festival da Praia d’Cruz prestará uma homenagem aos músicos Bonifácio Oliveira "Boni" e Luís Manuel Santos "Black".
Segundo a Câmara Municipal local estes dois músicos deram contribuições inestimáveis e enriqueceram a cultura da Boa Vista ao longo dos anos. “A sua dedicação e paixão pela música são uma fonte de inspiração e um legado vibrante para a nossa comunidade”.
E esta quarta-feira, 21, numa conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Cláudio Mendonça anunciou que o festival será completamente gratuito, para permitir que todos tenham acesso a este evento de forma inclusiva e sem custos.
Djodje, Elida Almeida, Deejay Télio, Ceuzany, Beto Dias, Batchart, Ferro Gaita, Zuleica Barros, Grace Évora, Tchul Back, CESF, Banda Starrachot, Tabanka Djaz, Carlos Estrela (Gobassa), MC Prego Prego, Coletivo d’Bubista, Arley Lopes e Projecto Baxom, são os artistas e grupos confirmados para esta edição do Festival da Praia d’Cruz.
A mesma fonte destaca que o festival visa proporcionar não só entretenimento de alta qualidade, mas também promover a convivência e o espírito de união entre a população local, visitantes e turistas.
“Este é um festival de braços abertos para o mundo, onde a alegria e a harmonia estão sempre em alta. Mais do que um evento musical, o festival é um verdadeiro encontro de culturas, uma celebração da diversidade que o maior evento da ilha da Boa Vista proporciona”, aponta.
Durante os dois dias de festividades, o maior palco musical da ilha será preenchido com uma diversidade de ritmos e sons, que vão desde artistas locais e nacionais até nomes de renome internacional.
Com uma programação repleta de artistas de renome e novos talentos, o Festival Praia d’Cruz oferece uma oportunidade para os amantes da música cabo-verdiana se reunirem e desfrutarem de dois dias intensos de festa e diversão.
A Câmara Municipal da Boa Vista frisa que está ansiosa para proporcionar à população boa-vistense, aos turistas e visitantes um ambiente versátil e memorável, repleto de boa música e muito mais. “Afinal, a música é arte, cultura, tradição, emoção e festa; ela une gerações e gera riqueza”.
De acordo com o alinhamento do festival, na sexta-feira, 23, haverá actuações do Coletivo d’Bubista, Ceuzany, Zuleica Barros, Boni e Banda, Tabanka Djaz, Grace Évora, Beto Dias, Djodje, CESF e Banda Starrachot.
No sábado, 24, será a vez de Projecto Baxom, Tchul Back, Elida Almeida, Deejay Télio, Ferro Gaita, Batchart, Carlos Estrela (Gobassa) e MC Prego Prego subirem ao palco.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1186 de 21 de Agosto de 2024.