Segundo uma nota do Centro Cultural Português, o evento começa com uma conversa aberta entre os jornalistas Rui Caria e Silvana Gomes, num diálogo intercultural, onde a fotografia e o jornalismo são o ponto de partida para debater o poder da conjugação entre a arte e o rigor, à luz da lente de fotojornalismo.
Esta exposição resulta da parceria entre o Centro Cultural Português da Praia e a Câmara Municipal de Torres Novas, proprietária do acervo que compõe a exposição.
A exposição ficará patente ao público, no auditório do Centro Cultural Português até ao dia 6 de Dezembro.
Rui Caria é um fotojornalista português, natural da Nazaré (Portugal). Colabora com diversos órgãos de imprensa e agências de comunicação nacionais e internacionais. O seu trabalho fotográfico é reconhecido por editores das mais diversas publicações. Vencedor e finalista de diversos concursos mundiais, tem fotografias e artigos publicados em vários livros e na imprensa nacional e internacional.
Rui Caria foi distinguido com a Câmara de Prata da Federação Europeia de Fotógrafos, na categoria de fotojornalismo, na competição de Fotógrafo Europeu do Ano de 2016.
Em 2019 venceu o primeiro prémio do Sony World Photography Awards, National Awards.