Numa publicação nas suas redes sociais, a Associação Mindelact informa que esta distinção foi deliberada, em Assembleia Geral, por unanimidade.
“Fundadora da Associação Mindelact e do Festival Internacional de Teatro Mindelact, Sílvia Lima tem sido uma pioneira incansável na promoção e valorização das artes cénicas em Cabo Verde”, destaca.
A Associação Mindelact acrescenta que o percurso de Sílvia Lima estende-se também ao grupo de teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (GTCCPM) e ao Morabeza Teatro, “um grupo de referência que tem desempenhado um papel essencial na formação de públicos e na sensibilização artística, com especial atenção ao teatro para crianças”.
A mesma fonte sublinha que com uma carreira de mais de três décadas, Silvia Lima é a actriz que mais vezes pisou os palcos do festival Mindelact, sendo reconhecida pela sua entrega, talento e pela capacidade de emocionar e inspirar plateias.
“Com este reconhecimento, a Associação Mindelact presta homenagem à dedicação e ao impacto de Sílvia Lima, celebrando a sua inestimável contribuição para o teatro e a cultura cabo-verdiana”, frisa.
Formada em Interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo do Porto, o trabalho de Sílvia Lima tem sido amplamente celebrado tanto a nível nacional como internacional.
Criado em 1999, o Prémio de Mérito Teatral tem como objectivo reconhecer indivíduos, grupos, empresas ou instituições que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas.
Conforme a mesma fonte, o prémio é simbolizado por uma estatueta em bronze, concebida pelo artista plástico Manú Cabral, baseada num dos elementos do logotipo da Associação Mindelact, da autoria da artista plástica Luísa Queirós.