Segundo a directora artística da Xpressá Escola de Teatro, Patrícia Silva, estes espectáculos acontecem no âmbito de Março, mês do teatro.
O primeiro é "Sozinha no palco", uma adaptação do texto homónimo do dramaturgo cabo-verdiano Mário Lúcio. A peça será apresentada na sexta-feira, dia 28, às 21 horas, no auditório do Centro Cultural do Mindelo.
Patrícia Silva explica que "Sozinha no palco" conta a história de uma criada, nascida em São Tomé, criada pelo seu tio Desidério, que consegue um emprego na casa da família Império. Ao longo do seu primeiro dia como empregada doméstica, volta ao passado e revive cenas da sua infância, dando voz às suas múltiplas personalidades ao longo da peça.
"Maria é uma mulher avulsa, como a própria se define, e multifacetada, cujo sonho é tornar-se actriz de teatro", conta. O espectáculo contará com a encenação de Di Fortes e será apresentado pelas actrizes que compõem o grupo residente na escola.
O espectáculo "Na mund d’cosa runhe tem teatro!" conta com dramaturgia e encenação de Patrícia Silva e direcção de actores de Di Fortes. Será apresentado pelos alunos da Oficina de Teatro Permanente para crianças, nos dias 29 e 30 deste mês, às 18h00, no auditório do Centro Cultural do Mindelo.