Cremilda Medina sobe ao palco do Festival des Cultures às 19h30 de domingo, 18, para o espectáculo que encerra a edição deste ano do festival. Segundo uma nota enviada à imprensa, o espectáculo de Cremilda promete ser mais do que uma simples apresentação musical: “será um verdadeiro encontro com a alma de Cabo Verde”.
“Mais do que uma intérprete de morna e coladeira, Cremilda Medina é uma voz que carrega as histórias, as emoções e o orgulho do povo de Cabo Verde. Através da sua arte, Cremilda tem-se afirmado como uma embaixadora da cultura cabo-verdiana, levando ao mundo o som, a identidade e a memória das ilhas, com um profundo respeito pelas suas raízes e um amor genuíno pelo seu povo”, destaca a nota.
A cantora revelou ainda que vai apresentar um espectáculo intimista. “Vou estar acompanhada por duas guitarras e uma percussão/bateria. Será um espectáculo onde o público será convidado a mergulhar numa experiência sensorial única, onde a simplicidade do formato dá espaço à intensidade das emoções…”, partilhou.
De acordo com o seu manager, a voz delicada e poderosa de Cremilda Medina contará histórias de amor, saudade e resistência, sentimentos universais que ganham corpo na morna, Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Ainda segundo o manager, a presença da artista no Festival des Cultures reforça a importância da arte como ponte entre culturas e da música como instrumento de afirmação de identidades num mundo cada vez mais globalizado.
“Sendo Differdange uma cidade onde reside uma vasta e significativa comunidade cabo-verdiana e portuguesa, este espetáculo tem um valor afetivo e identitário inestimável, uma vez que não será apenas mais um concerto, mas também um reencontro com as origens, com a memória coletiva e com o calor das culturas lusófonas”, acrescenta.
O festival é organizado pela cidade de Differdange e, no ano passado, celebrou o seu 30.º aniversário.
De recordar que, recentemente, Cremilda Medina foi distinguida com duas honrarias internacionais nos Estados Unidos: uma pela cidade de Pawtucket, em Rhode Island, e outra pela Câmara dos Representantes da Comunidade de Massachusetts. As distinções reconhecem os seus contributos para a música e cultura cabo-verdianas, destacando as suas conquistas, autenticidade, talento e profunda ligação ao seu país.