​Mayra Andrade distinguida com ‘Lifetime Africa Achievement Prize’

PorDulcina Mendes,13 mai 2025 11:05

A cantora e compositora cabo-verdiana Mayra Andrade foi distinguida com o prémio ‘Lifetime Africa Achievement Prize’, atribuído durante os Millennium Excellence Awards, que tiveram lugar no sábado, 10 de Maio, no Palácio do Rei, Palácio Manhyia, em Kumasi, Gana.

Segundo uma nota enviada, Mayra Andrade foi selecionada entre mais de 120 ilustres nomeados na altamente competitiva Categoria de Excelência Global em Música e Cultura, em reconhecimento pelas suas contribuições excecionais para a música africana e para a valorização da identidade cultural no cenário global.

“Mayra Andrade foi reconhecida com o Lifetime Africa Achievement Prize, uma das maiores honras do continente, organizada pela Millennium Excellence Foundation”, refere o comunicado.

A mesma fonte destaca que o evento é considerado a mais prestigiada cerimónia internacional de entrega de prémios que celebra realizações e contribuições notáveis de africanos e cidadãos do mundo que dedicaram as suas vidas ao serviço do continente, tendo contribuído significativamente para o desenvolvimento socioeconómico de África desde 1900.

A artista cabo-verdiana foi distinguida pela sua arte inovadora, que combina as tradições musicais de Cabo Verde com influências de afrobeat, jazz e pop global. “Mayra Andrade tornou-se uma força cultural cujo trabalho ressoa muito além da indústria musical”, sublinha a mesma fonte.

Além de receber o prémio, Mayra Andrade apresentou-se ao vivo durante a cerimónia, num momento exclusivo acompanhada por Djodje Almeida na guitarra. A sua actuação foi um dos pontos altos do evento, reforçando o papel transformador das artes na promoção do diálogo, da unidade e da transformação em África.

Os Millennium Excellence Awards são descritos como um farol de integridade, legado e liderança, reunindo dignitários internacionais, agentes de mudança e visionários para homenagear aqueles que têm moldado o passado, o presente e o futuro do continente africano.

A cerimónia foi presidida por Otumfuo Osei Tutu II, o Asantehene e patrono vitalício da Millennium Excellence Foundation, e contou com a presença de John Dramani Mahama, ex-presidente da República do Gana.

O prémio visa celebrar indivíduos e instituições exemplares que desempenharam papéis transformadores no desenvolvimento de África em diversos sectores.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,13 mai 2025 11:05

Editado porAndre Amaral  em  13 mai 2025 12:17

pub.

Rotating GIF Banner

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.