A iniciativa insere-se no Plano Anual de Actividades da escola e nas comemorações do Mês da Criança.
Segundo nota enviada pela Xpressá, o projecto tem como objectivo promover a educação para os Direitos Humanos, o Ambiente e o Direito à Alimentação Adequada.
“O projecto está a ser dinamizado pelos alunos da Oficina de Teatro para Adolescentes da nossa escola. Este será o primeiro dos quatro espectáculos que serão apresentados em escolas e comunidades da Ilha de São Vicente”, informa a nota.
Os textos das peças foram escritos pelos dramaturgos Valódia Monteiro e Patrícia Silva, no âmbito do Concurso para a Concepção de Guiões de Peças de Teatro, promovido pelo projeto “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais”, com apoio financeiro da União Europeia.
Dia Mundial da Criança
No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a Xpressá Escola de Teatro irá repor o espectáculo infantil “Na mund d’ cosa runhe tem teatro!”, com dramaturgia e encenação de Patrícia Silva e direcção de actores de Di Fortes.
A apresentação será feita pelos alunos da Oficina de Teatro Permanente para Crianças, no auditório do Centro Cultural do Mindelo, com duas sessões previstas: uma às 16h30 e outra às 18h30.