​Palácio da Cultura Ildo Lobo será reabilitado com obras de mais de 12 mil contos

PorDulcina Mendes,26 jun 2025 15:28

O Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL), situado no Plateau, na cidade da Praia, vai ser alvo de obras de reabilitação que visam melhorar as suas infraestruturas e preservar o património histórico e cultural que representa.

Segundo uma publicação do próprio PCIL, os trabalhos de reabilitação arrancam muito em breve. A assinatura do contrato da empreitada decorreu esta quinta-feira, 26, entre as Infraestruturas de Cabo Verde (ICV), representadas pelo Presidente do Conselho de Administração, Engenheiro Florentino Tavares, e a empresa vencedora do concurso público para a execução da obra.

O acto contou ainda com a presença do director-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG), Ivanildo Fernandes, que testemunhou o momento da assinatura.

A mesma fonte indicou que as intervenções vão incidir sobre o edifício anexo do Palácio da Cultura, nomeadamente o quintal, o auditório e a parte traseira do imóvel. O custo total da empreitada está orçado em 12.762.000 escudos cabo-verdianos. 

O edifício que actualmente acolhe o PCIL é um antigo palacete e uma das construções mais emblemáticas do Plateau, refletindo a memória arquitetónica da cidade da Praia.

Desde a sua adaptação para espaço cultural, tem acolhido diversas actividades artísticas e culturais, funcionando como palco de promoção da cultura cabo-verdiana.

Conforme a mesma fonte, o nome do espaço é uma homenagem ao cantor Ildo Lobo, um dos mais icónicos intérpretes da música nacional, Ildo Lobo faleceu a 20 de Outubro de 2004, deixando um legado incontornável na história da música cabo-verdiana.

A mesma fonte informa que as obras contam com financiamento de 100% do Fundo do Turismo.


“Tardi di Digustason Midju”

O Palácio da Cultura Ildo Lobo (PCIL) acolhe esta sexta-feira, 27, o evento “Tardi di Digustason Midju”, promovido pela jovem empreendedora Anilda Veiga, fundadora da marca “Encanto Kriola”, que celebra com orgulho as raízes cabo-verdianas.

Segundo uma publicação do PCIL, trata-se de uma iniciativa cultural e gastronómica que valoriza a identidade cabo-verdiana e inspira futuras lideranças.

“Esta é uma oportunidade imperdível para a juventude se conectar com os sabores da nossa terra, conhecer uma trajetória empreendedora cheia de garra e sonhar com projetos de impacto cultural e social”, destaca.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,26 jun 2025 15:28

Editado porDulcina Mendes  em  27 jun 2025 11:02

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.