Segundo o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), a conferência inaugural contará com a participação de dois antigos Presidentes, Pedro Pires e Jorge Carlos Fonseca, e de um antigo Primeiro-Ministro da República de Cabo Verde, Carlos Veiga, bem como com a participação de escritores como Germano Almeida e Luísa Sobral.
O evento decorre até o dia 13 deste mês, no Largo do Memorial Amílcar Cabral, na cidade da Praia, sob o lema “Diálogos Literários”. Esta é a segunda edição da Grande Feira do Livro em Cabo Verde.
Este ano, a organização do evento escolheu homenagear a escritora cabo-verdiana Dina Salústio, pelo seu enorme contributo na literatura cabo-verdiana e na promoção do livro.
Promovida pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a feira visa dinamizar o mercado livreiro e facilitar o acesso ao livro.
A Grande Feira do Livro integra a programação oficial das comemorações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde e conta com o apoio do Governo de Portugal.
A programação é diversificada e inclui lançamentos de livros, com a participação de autores consagrados e novos talentos, bem como palestras e debates com especialistas e escritores, que irão refletir sobre temas relevantes da literatura contemporânea.
Estão ainda previstas actividades dedicadas ao público infantil, com espaços de leitura e criatividade para os mais pequenos, e uma feira de livros com um vasto acervo de diferentes géneros literários, disponibilizados a preços acessíveis.
Para além da etapa central na Praia, a feira seguirá em itinerância por outras ilhas do país, entre Agosto e Novembro, para levar livros, autores e actividades culturais a diversos pontos do arquipélago.