A informação foi avançada esta sexta-feira, 14, pela produtora Harmonia, na sua página na rede social, onde felicita a cantora pela sua estreia internacional. “Este é o merecido reconhecimento pelo teu trabalho e talento. Desejamos que seja o primeiro de muitos palcos do Mundo”.
Além da cantora estará neste evento, a Orquestra Cordão da Língua Portuguesa com Rua das Pretas (Brasil/Portugal/Cabo Verde), Kiko Horta e Sanfona Carioca (Brasil), Ana Margarida Prado (Portugal) e Clube do Choro de Brasília (Brasil).
Zulu, nome artístico de Zuleica Barros, natural da Boa Vista, traz uma nova força à música do arquipélago, mesclando os ritmos ancestrais cabo-verdianos com a liberdade do jazz, Zulu cria um som que é ao mesmo tempo familiar e inesperado.
A cantora, compositora e instrumentista Zulu assina as músicas do seu primeiro EP “Briza”, dando vida a cada nota com autenticidade e emoção.
A sua primeira ligação à música nasceu em casa, através do pai, que tocava violão e cantava.
Recorda com nostalgia as noites de lua cheia, em que o pai organizava grupos de tocatina e serenatas na comunidade, momentos que inspiraram Zulu, ainda adolescente, a aprender violão e a seguir os passos da irmã, já conhecida pela sua bela voz e habilidade com o instrumento.
Em Agosto de 2015, Zulu partiu para a cidade da Praia, determinada a ampliar os seus conhecimentos. Completou com distinção o curso superior de Gestão de Hotelaria e Turismo, avançando em seguida para uma formação em Engenharia Civil.
No entanto, a sua caminhada foi desafiante: conciliava a maternidade, os estudos e o trabalho, longe da sua família e da rede de apoio.
A música, porém, revelou-se uma bênção neste percurso, tornando-se uma fonte essencial de rendimento. Através das suas actuações em restaurantes, casas de música, eventos institucionais e outros palcos da cidade da Praia, Boa Vista e noutras ilhas, Zulu encontrou não apenas um meio de sustento, mas também uma maneira de dar vida ao seu talento e à sua voz, potente e única, que conquistou públicos e novos caminhos.
Em 2024, Zulu assina contrato com a Harmonia Lda, uma das maiores empresas de música de Cabo Verde, liderada por José (Djô) da Silva. Numa dessas apresentações no restaurante Poeta, em Achada Santo António, na cidade da Praia, o produtor Djô da Silva percebeu que era o momento certo para contratar Zulu.
O ano de 2024 marca uma nova etapa na carreira de Zulu, que se vincula a uma das maiores empresas de música de Cabo Verde, Harmonia Lda, liderada pelo empresário mais renomado do país.
Em Abril deste ano, Zulu estreou na 11ª edição do Atlantic Music Expo e na 14ª edição do Kriol Jazz Festival.
homepage





