Fátima Bettencourt distinguida com prémio Guerra Junqueiro

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,28 fev 2026 7:55

Fátima Bettencourt
Fátima Bettencourt(Facebook)

​A escritora cabo-verdiana Fátima Bettencourt foi distinguida com o Prémio Literário Guerra Junqueiro, um galardão para escritores lusófonos.

À Inforpress, Fátima Bettencourt mostrou a sua satisfação pela distinção. “Lava a alma e estimula a continuar a trabalhar”.

“Qualquer pessoa que escreva em português, anseia receber o galardão Guerra Junqueiro e eu estava mais ou menos à espera que tal acontecesse”, reconheceu.

Hirondina de Fátima Bettencourt Santos Lima ou apenas Fátima Bettencourt nasceu em Santo Antão, em 1938, e aos quatro anos passou a viver em São Vicente.

A partir de 1960 exerceu a docência em Lisboa (dois anos), Cabo Verde, Guiné-Bissau (quatro anos), Angola (dois anos) até 1974 quando regressa definitivamente a Cabo Verde.Em todo este percurso trabalhou ao mesmo tempo como locutora, produtora e apresentadora de programas radiofónicos. 

Depois da Independência foi professora do Ciclo Preparatório em São Vicente. Em 1988 mudou-se para a cidade da Praia, onde exerceu vários cargos. Há cinco anos voltou a Mindelo para viver na cidade.

Tem no seu percurso publicações como Semear em Pó (Contos), 1994, A Cruz do Rufino (Infanto-Juvenil), 1996, Um Certo Olhar (Crónicas), 2001.

Ainda conta com a participação na Antologia de Ficção Cabo-verdiana (Pós-Claridosos), 2002, Mar – Caminho Adubado de Esperança (Contos) 2006, e vários outros que já lhe renderam várias distinções, entre os quais, Prémio Eugénio Tavares de Crónica Jornalística (2005).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,28 fev 2026 7:55

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  28 fev 2026 16:15

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.