Cabo Verde passa a ter karatecas de elites:Zentony Brazão graduado ao sexto Dan

PorAnónimo,25 dez 2012 23:00

image

Cabo Verde passa a contar, desde ontem, domingo, com um quadro de elite de karatecas, graduados pelos experts senegaleses Mamadou Lamine, Alluauare Diaka e Biram Barou Faye, todos membros da Federação Mundial da Modalidade e da União das Federações Africanas de Karaté (WFAK), durante o estágio internacional da modalidade promovida pela Federação Cabo-verdiana de Karaté, na Academia Lindo Barros, na cidade da Praia.

O grupo de karatecas de elite é constituído pelo mestre José António Brazão (Zentony), graduado com o cinto de sexto Dan, a mais alta distinção da modalidade no país, precedido do Sensei Lindo Barros, elevado à categoria de quinto Dan, enquanto José Luís Correia e Victor Marques, passaram no exame para o quarto Dan.

Com mais de 40 anos de prática da modalidade, Zé António Brazão que é apontado com uma referência desta modalidade no arquipélago, considera tratar-se de um reconhecimento internacional pela sua dedicação e amor à modalidade.

Acredita que se trata de um passo "muito importante" para o reconhecimento do karaté cabo-verdiano nas provas internacionais, pelo que exorta a união de toda a família desportiva, sobretudo do karaté, para que a modalidade possa ocupar os lugares cimeiros do desporto cabo-verdiano.

Quem também se mostrou rendido ao karaté praticado em Cabo Verde é o expert senegalês, Alluauare Diaka, para quem Cabo Verde tem um naipe de praticantes de grande nível técnico/táctico, "muitos bons e conhecedores da matéria", mas alerta para a necessidade de uma aposta séria no capítulo competitivo.

Isto porque, acredita Alluauare Diaka, com um "esforço do Governo e da sociedade civil, pois implica recursos financeiros", Cabo Verde poderá perfeitamente singrar em África, nas provas intercontinentais como no Campeonato do Mundo e nos Jogos Olímpicos.

Simão Rodrigues

Autoria:Anónimo,25 dez 2012 23:00