Afrobasket: Cabo Verde ambiciona qualificar-se para o Mundial da Espanha

PorRendy Santos,13 ago 2013 16:48

A selecção cabo-verdiana de basquetebol traçou como meta no Afrobasket’2013 a conquista da Medalha de Bronze com vista a sua qualificação para o Campeonato do Mundo, a ser disputado próximo ano em Espanha.

A pretensão foi manifestada hoje pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral, ao chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, durante a visita da comitiva cabo-verdiana ao Palácio da Presidência para os cumprimentos de despedida, na véspera da sua partida para esta prova continental.

Kitana Cabral reconheceu tratar-se de um projecto “muito ambicioso”, mas que a equipa parte determinada para atingir os objectivos preconizados.

O Presidente da República encorajou os “Tubarões Martelo” a empenharem-se para melhor dignificarem a bandeira de Cabo Verde, alegando que vão representar a imagem do país não só em África, mas também no mundo.

Jorge Carlos Fonseca fez questão de frisar que, assim como o futebol conseguiu despertar o mundo para um país como Cabo Verde, face a sua prestação no Campeonato Africano das Nações, na África do Sul, a selecção de basquetebol, segundo ele, vai, certamente, dar o seu máximo para projectar o arquipélago o mais longe possível.

Ainda assim, aconselhou a comitiva cabo-verdiana a jogar “com calma e tranquilidade”, “vestir a camisola nacional com orgulho” e dar o seu máximo, quanto mais não seja “um espelho do próprio país”, formado por jogadores dispersos pelas ilhas de Cabo Verde e diáspora.

Considerando a equipa de “muito boa e competente”, o mais alto magistrado da Nação disse estar convicto que a selecção tem todas as condições, técnicas e tácticas, para atingir os seus objectivos.

A selecção cabo-verdiana deixa esta quarta-feira a Cidade da Praia, rumo a Abidjan, com escala técnica em Dacar, Senegal, para participar na fase final do Afrobasklet’2013 que se realiza de 20 a 31 deste mês.

Cabo Verde integra o grupo C do Afrobasket, Abijan’2013, onde terá de defrontar Angola, a 20 de Agosto, República Centro Africana, a 22 e Moçambique no dia 24, em jogos da primeira fase.

A selecção vai ser ainda hoje recebida pela ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques.

Autoria:Rendy Santos,13 ago 2013 16:48

Editado porExpresso das Ilhas  em  31 dez 1969 23:00