O kite surfista cabo-verdiano, Mitú Monteiro começa hoje a sua aventura pelas Ilhas deste Arquipélago. O ponto de partida é a baía da Palmeira, no Sal. Durante os 15 dias que vai durar esta aventura este jovem vai alimentar-se apenas de sanduíches e bebidas isotónicas.
Este cabo-verdiano, campeão de kite surf, considera que o desafio “é interessante porque permitirá divulgar imagens de cada Ilha de Cabo Verde, o meu percurso, esse tipo de desporto náutico, através de um documentário”, declarou ao SAPO.
Para este jovem a viagem mais difícil é o percurso Sal/Santo Antão, onde lhe poderão faltar forças, mas, segundo afirmou àquele site, Mitu sente que fez "uma boa preparação física. Isso dá-me mais garra e adrenalina para vencer essa aposta de volta às Ilhas de Cabo Verde. Vou dar o meu máximo e espero conseguir os meus objectivos”.
Conforme avançou Mitú, esta viagem Sal/Santo Antão terá a duração de 12horas, “non stop”e vai ser gravada em documentário por uma equipa de filmagem, “Saint Tomas Productions” que o acompanhará.
O próximo rumo será São Vicente, e depois segue para São Nicolau, Boa Vista, Maio, Santiago Fogo e Brava, sempre acompanhado por uma equipa de filmagem que deverá captar imagens de cada uma das Ilhas do arquipélago, para o documentário que se pretende.
Segundo uma fonte, Mitú monteiro faz esta viagem em kite surf em completa segurança, acompanhado de dois barcos de apoio, munido também de um transponder e GPS, para além de foguetes luminosos.