A selecção cabo-verdiana de futebol qualificou-se hoje para a fase de grupos de apuramento para o Mundial’2018, ao vencer o Quénia por 2-0 no Estádio Nacional, Cidade da Praia, em jogo da segunda mão da segunda eliminatória.
Os golos que ditaram a reviravolta na eliminatória e o consequente apuramento foram apontados por um defensor contrário (auto-golo) na etapa inicial, com o irreverente Nhuc, a aumentar o “score” aos oito minutos da etapa complementar.
O momento do jogo foi, sem dúvida, a altura em que o capitão Marco Soares pegou na bola na ala direita do ataque cabo-verdiano, e, com a sua mestria, libertou-se de todos os adversários que surgiram pelo caminho, foi à linha de fundo e cruzou atrasado no coração da área para Nhuc fazer explodir de alegria as bancadas do Estádio Nacional.
Com esta desvantagem, o técnico escocês do Quénia tentou reactivar a sua linha média com a entrada de dois jogadores, ao qual Rui Águas, seleccionador de Cabo Verde, respondeu com as entradas de Babanco e Kuka, fazendo descansar Platini e Nhuc, respectivamente.
Com esta vitória, Cabo Verde deu a volta ao resultado negativo (derrota 1-0) encaixada em Nairobi, e vence a eliminatória por 2-1, pelo que vai estar no sorteio da FIFA para o Mundial de 2018, a ser disputado na Rússia.