Cabo Verde acolhe dois eventos olímpicos africanos em 2019

PorExpresso das Ilhas,11 mai 2017 8:30

Cabo Verde vai acolher, em 2019, dois eventos olímpicos africanos, nomeadamente os Jogos Africanos de Praia e a Assembleia Geral da Associação dos Comités Olímpicos da África (ACNOA), anunciaram esta quarta-feira o Governo e o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).

Em comunicado de imprensa, o Executivo revelou que a ACNOA aceitou ontem, durante a 17ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ACNOA, que decorre na República de Djibouti, a candidatura de Cabo Verde para organizar os primeiros Jogos Olímpicos Africanos de Praia, que acontecem em 2019, na ilha do Sal.

Segundo o mesmo documento, depois da apresentação oficial da candidatura cabo-verdiana pelo COC, que indicou a ilha do Sal para acolher o evento, por reunir todas as condições, a mesma mereceu os votos favoráveis da Assembleia Geral da Associação de Comités Olímpicos Nacionais Africanos, perante os delegados de todos os países africanos.

Em Janeiro deste ano, o presidente da ACNOA, Lassana Palenfo, esteve em Cabo Verde a analisar as condições do arquipélago para acolher os jogos em apreço, tendo a candidatura cabo-verdiana sido aprovada em Fevereiro, durante a reunião da Comissão Executiva da ACNOA, realizada em Bamako, Mali.

Participa na 17 Assembleia Geral da ACNOA em Djibouti, para além da presidente do COC, Filomena Fortes, o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, que foi reforçar a “abertura e o engajamento” de Cabo Verde em acolher este que será o “maior evento multidesportivo africano realizado pela primeira vez” no arquipélago.

Entretanto, Cabo Verde ficou a saber que vai acolher, também em 2019, a sessão da Assembleia Geral da ACNOA, que vai discutir estratégias e apresentar balanços dos projectos desenvolvidos pela organização, no continente, em prol do olimpismo.

De acordo com a nota do Comité Olímpico Cabo-verdiano, o anúncio da realização da referida assembleia no arquipélago, foi feito após a apresentação do plano de Cabo Verde para acolher os I Jogos Africanos de Praia.

Autoria:Expresso das Ilhas,11 mai 2017 8:30

Editado porAndré Amaral  em  11 mai 2017 17:53