A dedicação e entrega à causa do desenvolvimento da Ginástica Rítmica Desportiva Cabo-verdiana pela treinadora de origem russa são assim reconhecidas por Cabo Verde, um “dos poucos países africanos que mantém a oferta da prática de Ginástica Rítmica Desportiva ao alcance da população feminina, como primeiro contacto ao mundo do desporto”, refere nota do governo.
O esforço e dedicação de Helena Atmacheva, professora de diferentes gerações de ginastas cabo-verdianas e seleccionadora nacional da modalidade, ao longo de 26 anos de trabalho, ajudaram Cabo Verde a alcançar resultados positivos na Ginástica Rítmica Desportiva quer nos Jogos Olímpicos, no Campeonato Mundial e no Campeonato Africano, entre outros, onde se contabilizam 37 medalhas, sendo duas de ouro, nove de prata e vinte e seis de bronze.
“Esta distinção enquadra-se na premiação dos melhores do Desporto Cabo-verdiano, reconhecidos na V Gala que se realizou, no passado dia 02 de dezembro, na ilha do Fogo, promovida pelo Ministério do Desporto”, explica a nota que realça o reconhecimento do Governo aos feitos e esforços da treinadora a quem render esta homenagem é “uma honra”.
Praticante de ginástica desde os 7 anos de idade, Helena Atmacheva formou-se pela Universidade de Desporto em Moscovo, tendo depois trabalhado em países vizinhos como a Letónia e a Estónia. Chegou a Cabo Verde em 199 introduzindo o ensino da modalidade no país.
Em anos recentes a treinadora tem apelado a uma maior atenção das autoridades – nomeadamente através da formação de técnicos, treinadores e dirigentes e melhoria das condições de treinamento para as ginastas - e envolvimento do público para com a modalidade que já deu muitas alegrias ao país.
A cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, terá lugar, na quarta-feira, 20, às 16h00, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo.