Helena Atmacheva condecorada pela dedicação à Ginástica Rítmica

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 dez 2017 10:14

Treinadora helena Atmacheva
Treinadora helena AtmachevaInfropress

A treinadora de ginástica rítmica Helena Atmacheva, há mais de duas décadas radicada em Cabo Verde, vai ser hoje agraciada com o Segundo Grau da Medalha de Mérito Desportivo pelo Governo de Cabo Verde.

A dedicação e entrega à causa do desenvolvimento da Ginástica Rítmica Desportiva Cabo-verdiana pela treinadora de origem russa são assim reconhecidas por Cabo Verde, um “dos poucos países africanos que mantém a oferta da prática de Ginástica Rítmica Desportiva ao alcance da população feminina, como primeiro contacto ao mundo do desporto”, refere nota do governo.

O esforço e dedicação de Helena Atmacheva, professora de diferentes gerações de ginastas cabo-verdianas e seleccionadora nacional da modalidade, ao longo de 26 anos de trabalho, ajudaram Cabo Verde a alcançar resultados positivos na Ginástica Rítmica Desportiva quer nos Jogos Olímpicos, no Campeonato Mundial e no Campeonato Africano, entre outros, onde se contabilizam 37 medalhas, sendo duas de ouro, nove de prata e vinte e seis de bronze.

“Esta distinção enquadra-se na premiação dos melhores do Desporto Cabo-verdiano, reconhecidos na V Gala que se realizou, no passado dia 02 de dezembro, na ilha do Fogo, promovida pelo Ministério do Desporto”, explica a nota que realça o reconhecimento do Governo aos feitos e esforços da treinadora a quem render esta homenagem é “uma honra”.

Praticante de ginástica desde os 7 anos de idade, Helena Atmacheva formou-se pela Universidade de Desporto em Moscovo, tendo depois trabalhado em países vizinhos como a Letónia e a Estónia. Chegou a Cabo Verde em 199 introduzindo o ensino da modalidade no país.

Em anos recentes a treinadora tem apelado a uma maior atenção das autoridades – nomeadamente através da formação de técnicos, treinadores e dirigentes e melhoria das condições de treinamento para as ginastas - e envolvimento do público para com a modalidade que já deu muitas alegrias ao país.

A cerimónia presidida pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, terá lugar, na quarta-feira, 20, às 16h00, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 dez 2017 10:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 dez 2017 10:15

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.