Mindelo recebe o II Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez

PorExpresso das Ilhas,28 abr 2018 14:12

António Monteiro, actual Campeão Nacional Absoluto

​A Federação Cabo-verdiana de Xadrez, FCX, realiza a fase preliminar do II Campeonato Nacional Individual Absoluto, CNIA, de 31 de Maio a 4 de Junho na cidade do Mindelo, para o apuramentodos finalistas cuja prova está agendada para Julho.

A prova individual absoluto é aberta a todos os jogadores de nacionalidade cabo-verdiana, devidamente filiados na FCX e decorre em duas fases.

A preliminar, realiza-se de 31 de Maio a 4 de Junho no Mindelo e a etapa final decorre de 5 a 8 de Julho, em localidade ainda por designar.

Segundo o regulamento divulgado pela Federação Cabo-verdiana de Xadrez, terão direito a participar na Fase Final do CNIA 2018, os seguintes jogadores até se atingir um máximo de 6 jogadores: o campeão nacional da época passada (António Monteiro); os dois jogadores com melhor elo FIDE activo na lista a ser publicada no início de Maio; os três primeiros classificados na Fase Preliminar.

Têm direito a participar na Fase Preliminar, até um máximo de 35 jogadores filiados na FCX e de nacionalidade cabo-verdiana, de acordo com os seguintes critérios: os Campeões Regionais de 2018, ou um dos classificados imediatamente a seguir, apurados em torneios homologados pela FCX, desde que sejam de nacionalidade cabo-verdiana; os Campeões Nacionais de Jovens (Iniciados, Juvenis e Juniores); os jogadores com Elo FIDE; os restantes jogadores interessados até perfazerem o total dos 35 considerados como limite sendo, neste caso, as vagas preenchidas por ordem de inscrição.

Regionais arrancam esta semana no Sal e em São Vicente

A Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, nos Espargos, acolherá de 28 de Abril a 1 de Maio, o II Campeonato Regional Individual Absoluto do Sal.

Esta competição será homologada pela FCX e pela FIDE e apurará o representante do Sal na fase preliminar do Campeonato Nacional Individual Absoluto 2018.

Já em São Vicente a edição de 2018 do Campeonato Regional Individual Absoluto realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de Abril e servirá também para o apuramento do representante de São Vicente para a fase preliminar do Campeonato Nacional.

Cabo Verde já tem 13 jogadores com Elo FIDE

Um dos objectivos da Federação era chegar ao final desta época de 2017/18 com um número igual ao da Federação de São Tomé e Príncipe, de jogadores com Elo FIDE.

Com a publicação da lista de Março do ranking do xadrez mundial, Cabo Verde não só atingiu essa meta, como a ultrapassou, pois passou a ter 13 jogadores que dela fazem parte, um a mais que São Tomé.

É claro que para isso muito contribuiu a participação de vários jogadores no Open de Portugal realizado no mês de Fevereiro, em Lisboa, onde Arlindo Barros completou o bloco iniciado no Campeonato Nacional de Equipas (CNE) e Emanuel Gomes, Jamilson Gomes e Carlos Moniz fizeram o bloco completo.

António Monteiro, com um Elo de 1913, continua a liderar a lista nacional e Luís Barros continua na segunda posição, mas agora com um Elo de 1739. Éder Pereira, sem jogar e continuando com os mesmos 1716 pontos da lista anterior, beneficiou dos pontos perdidos por Sidney Spínola e por Aguinaldo Vera-Cruz e ascendeu do 5.º para o 3.º lugar, enquanto aqueles que, ao perderem pontos, lhe permitiram isso, baixaram um lugar cada um, ficando Spínola na 4.ª posição (1687) e Vera-Cruz (1612) no 5.º lugar.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 856 de 25 de Abril de 2018.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 abr 2018 14:12

Editado porrendy santos  em  30 abr 2018 10:26