Crianças cabo-verdianas representam o país no Football For Friendship

PorExpresso das Ilhas,24 mai 2018 10:42

Crianças da Academia Bola pra Frente
Crianças da Academia Bola pra Frente(Gazprom F4F program)

Cabo Verde vai marcar presença no evento internacional Football For Friendship (F4F) a ter lugar na Rússia, na semana que antecede o campeonato do mundo, a realizar-se no mês de Julho.

Este evento, destinado a atletas em formação, acontece há seis anos sendo esta a primeira vez que Cabo Verde participa, ao lado de outros 210 países.

As duas crianças, um atleta e uma jornalista-mirim, foram seleccionadas pela Academia de Futebol de Formação – Bola pra Frente, que alinha a formação desportiva dada aos mini-atletas com a promoção de 9 conceitos-base: Amizade, Igualdade, Justiça, Saúde, Paz, Devoção, Vitória, Tradição e Honra.

Segundo o coordenador da Academia Bola pra Frente, Jairson Varela, 32 Equipes Internacionais de Amizade foram formadas durante o Torneio Aberto, assim como foram definidas as posições para cada jovem jogador de cada país (guarda-redes, defensor, meio-campista ou atacante.

“As equipes são organizadas usando o princípio do "futebol por amizade" - atletas de diferentes nacionalidades, diferentes gêneros e diferentes habilidades físicas jogarão em um time. A idade dos jogadores é 12 anos. Cada equipe mista internacional de amizade será treinada por jovens treinadores - jogadores de futebol de 14-16 anos de diferentes países. Cabo Verde fará parte da equipa "Whale & Sharks", coincidentemente lembra-nos os nossos "Tubarões Azuis"”, explica Varela.

Organizado pela Gazprom, multinacional Russa que é a principal parceira da FIFA na realização da Copa do Mundo e uma das maiores patrocinadoras da Liga UEFA, o programa F4F contempla diversos eventos desportivos e educativos promovidos em diferentes países ao redor do mundo.

O objectivo é promover a integração dos povos e envolver as gerações mais jovens ao redor do mundo na promoção de importantes valores humanos, destacando a amizade, a igualdade, a paz e o respeito pelas diversidades étnica e cultural.

A lenda do futebol mundial Franz Beckenbauer é o embaixador global do programa cujos eventos irão contar com a cobertura  de 5000 meios de comunicação de todo o mundo , bem como do Centro Internacional de Imprensa Infantil da F4F, composto por jovens jornalistas de 12 anos de 211 países e regiões.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 mai 2018 10:42

Editado porChissana Magalhães  em  25 mai 2018 12:16

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.