A selecção crioula é constituída pelos atletas José Cabral (oficial da Polícia Nacional), Augusto Gama e Orlando Silva (ambos militares) e Nataniel Moreira (funcionário público do Hospital Dr Agostinho Neto) e parte com expectativa acrescida para superar o 14º posto alcançado em 2014 no Qatar, num universo de 39 países.
O capitão do combinado cabo-verdiano, José Cabral, avança à Inforpress que a competição se enquadra no calendário oficial da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU) e que a equipa nacional tem estado a preparar-se há cerca de três meses, com treinos na ilha de Santiago, semanalmente, no percurso Cidade da Praia/Tarrafal, e em testes internacionais, como em Passatori (Itália).
Cada atleta tem corrido cerca de 150/200 quilómetros por semana, de forma a atingir a resistência que uma prova do género exige.
José Cabral garante que todos os atletas estão empenhados em superar as suas marcas, mas que, pessoalmente, tem o objectivo de suplantar a sua melhor marca, isto é, correr 100 km em menos de 07 horas e 35 minutos,.