Xadrez: Primeiro Campeonato de Veteranos arranca hoje nos Picos

PorExpresso das Ilhas,26 abr 2019 9:31

A partir de hoje, dia 26 de Abri, e até ao próximo domingo, os Picos, mais concretamente a Pousada do Cantinho em Achada Leitão, será o palco do primeiro Campeonato de Veteranos em Xadrez.

Uma organização conjunta da Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) e da Câmara Municipal dos Picos, permitem que aquela localidade do interior de Santiago receba tão importante competição da modalidade.

Dez xadrezistas oriundos de S. Vicente, Sal, S. Nicolau, Praia e Assomada, vão disputar o primeiro título de Campeão Nacional de Veteranos.
O Torneio será jogado no sistema suíço em 5 sessões e cada jogador, para terminar a partida, terá ao seu dispor 90 minutos, com um acréscimo de 30 segundos por lance.

O calendário do torneio será o seguinte:

Dia 26 de Abril —20:00 H Cerimónia Abertura

Dia 26 de Abril —20:30 H 1.ª Sessão

Dia 27 de Abril —10:00 H 2.ª Sessão

Dia 27 de Abril —16:00 H 3.ª Sessão

Dia 28 de Abril —09:30 H 4.ª Sessão

Dia 28 de Abril —15:00 H 5.ª Sessão

Dia 28 de Abril —18:30H (prevista) Cerimónia de Encerramento e Entrega dos Troféus

A competição será arbitrada por Francisco Carapinha, actual presidente da FCX e único cabo-verdiano a fazer parte do quadro internacional de árbitros da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), coadjuvado por David Anes Monteiro, árbitro nacional e actual presidente da A. X. da Praia.

Para a história, ficam os 10 xadrezistas, participantes neste I Campeonato Nacional de Veteranos:

Autoria:Expresso das Ilhas,26 abr 2019 9:31

Editado porAntónio Monteiro  em  27 abr 2019 9:40