A Liga Portuguesa de Futebol, época 2022/2023, que arranca esta sexta-feira, vai contar com seis futebolistas que detêm a nacionalidade cabo-verdiana.
Este número, mais dois que na época passada, tem vindo a diminuir ao longo dos anos, uma vez que na época 2018/2019 actuaram 11 futebolistas com nacionalidade cabo-verdiana no escalão principal do futebol português.
Dos seis futebolistas, o destaque vai para o regresso do antigo internacional cabo-verdiano Fernando Varela, que depois de nove temporadas regressa a Portugal para representar a Casa Pia.
Nota ainda para a estreia na primeira liga dos internacionais Gilson Tavares (Estoril Praia), João Correia e Kevin Pina, do Desportivo de Chaves, onde também joga Patrick Fernandes, que vai fazer a sua segunda época na divisão máxima do futebol português.
Na segunda liga, este número é maior, estão oito cabo-verdianos, com realce para os internacionais Papalelé e João Paulo Fernandes, que fazem parte do plantel do Estrela dos Amadores e Feirense, respectivamente.
I Liga
Casa Pia: Fernando Varela, Cuca
Estoril. Gilson Benchimol
Chaves: João Correia, Kevin Pina, Patrick Fernandes
II Liga
Belenenses, SAD: Tiago Lopes, Nilton Varela
Tondela: Telmo Arcanjo
Estrela de Amadora: Papalelé
Farense: Vasco Lopes
Penafiel: Fábio Fortes
Feirense. João Paulo Fernandes
Sporting de Covilhã: Kukula