FIFA aprova Mundial 2026 com 48 selecções divididas em 12 grupos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,14 mar 2023 20:46

Mudança de formato recebeu luz verde no congresso do organismo, que decorreu no Ruanda.

A FIFA aprovou nesta terça-feira o novo formato competitivo do Campeonato do Mundo de Futebol de 2026, que será disputado por 48 selecções, divididas em 12 grupos, ou seja, mais 16 equipas do que o habitual na prova.

Esta foi uma das decisões que saíram do 73.º congresso do organismo, que decorreu em Kigali, no Ruanda, tendo ficado igualmente definido que a final do Mundial 2026, que vai ser organizado por Estados Unidos, Canadá e México, terá lugar a 19 de Julho.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da FIFA, que, assim, deixou "cair" uma outra opção, que contemplava um formato de 16 grupos com três selecções cada.

Além do aumento de 32 para 48 equipas, o Campeonato do Mundo passará a integrar 16-avos-de-final, ao contrário do que vinha sucedendo até agora, em que os dois primeiros classificados dos oito grupos se apuravam para os oitavos-de-final.

Desta forma, em 2026, além dos dois primeiros classificados, também se apurarão para os 16-avos-de-final os oito melhores terceiros colocados, um pouco à semelhança do que já sucede no Campeonato da Europa, em que também se apuram os quatro melhores terceiros, mas, no caso, para os "oitavos".

O calendário do Mundial 2026 incluirá, assim, um total de 104 partidas, ou seja, mais 40 do que actualmente.

O Conselho da FIFA aprovou ainda a criação de um grupo de trabalho para discutir e implementar princípios de bem-estar dos futebolistas, como por exemplo períodos obrigatórios de descanso.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,14 mar 2023 20:46

Editado porAndre Amaral  em  15 mar 2023 10:55