Desporto Paralímpico: Cerca de 100 atletas participam no XI Campeonato Nacional

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 out 2023 11:05

A Federação Cabo-verdiana de Desporto Adaptado (FECADA) prevê 100 atletas com deficiência das diferentes regiões desportivas do país no XI Campeonato Nacional Paralímpico (CANADEP), a ser disputado de 13 a 15 do corrente na Cidade da Praia.

Este número ultrapassa em 20 por cento a previsão inicial da organização do XI CANADEP, que contava com aproximadamente 80 concorrentes.

Segundo a organização, a prova vai realizar-se em parceria com o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) nas modalidades do atletismo (100, 200, 400 e 800 metros), arremesso e levantamento de peso, corrida de cadeirantes, e terá uma prova lúdica em voleibol sentado.

Tendo como palco o Estádio Nacional em Achada de São Filipe, a prova tem como principais objectivos, o intercâmbio desportivo entre os atletas com deficiência do país como meio de inclusão na sociedade e seleccionar os atletas que vão representar Cabo Verde nas próximas competições internacionais.

Para o presidente da direcção da FECADA, Júlio Rocha Fortes, o nacional representa um importante momento para o desporto nacional, pelo impacto social inerente e sobretudo por ser o primeiro grande evento de competição para os atletas após a retoma das competições.

O evento vai ser ainda aproveitado para realização de workshops, acções de formação sobre a problemática da inclusão, saúde e bem-estar e doping.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 out 2023 11:05

Editado porAndre Amaral  em  10 out 2023 15:10

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.