Em declarações aos jornalistas, o treinador da equipa de Santiago Sul, Kiluange de Melo Araújo, disse que o sentimento era de satisfação e gratidão.
"O sentimento é de felicidade e sensação de dever cumprido. Pelo trabalho realizado, passamos muito tempo a treinar os nossos atletas para alcançarem este resultado. Foi um esforço conjunto e estou a representar o esforço de todos os ‘senseis’ de Santiago Sul", disse.
segundo Kiluange de Araújo, o número de medalhas conquistadas é um reflexo do empenho e dedicação tanto dos atletas quanto dos treinadores.
Por sua vez, a presidente da Federação Cabo-verdiana de Karaté (FCK), Alcinda Lima, fez um balanço "bastante positivo" do campeonato nacional.
“Este foi o nosso primeiro campeonato e esperamos ter iniciado com o pé direito. Nos próximos tempos, vamos continuar a trabalhar para melhorar e superar os obstáculos", disse.
Alcinda Lima apontou para dificuldades enfrentadas durante a organização do campeonato , "incluindo atrasos no desbloqueio de verbas, problemas de transporte inter-ilhas e falta de apoio local".