Jogos Paralímpicos: Heidilene Oliveira quer estrear-se na sua máxima força no Paris’2024

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,13 ago 2024 20:25

A velocista paralímpica internacional cabo-verdiana Heidilene Oliveira, atleta de baixa visão (T12), prepara-se para estrear-se na sua máxima força nos Jogos Paralímpicos que se realizam de 28 de Agosto a 08 de Setembro em Paris.

Medalha de ouro dos 100 metros no World Para Athletics Grand Prix Series, realizado em Abril último em Marraquexe (Marrocos), Heidilene Oliveira disse à Inforpress que a sua expectativa é dar o seu máximo para “representar o país da melhor forma” e, ao mesmo tempo, “melhorar a sua marca, e acima de tudo ganhar a experiência neste evento mundial”.

A estagiar-se com a delegação paralímpica cabo-verdiana na região francesa de Ville de Parthenay-Gatine, /França), Heidilene Oliveira, que se faz acompanhar do seu guia Jailson Oliveira, afirmou que fisicamente encontram-se bem preparados e “bastante forte psicologicamente”.

Cumprido o primeiro estágio para Paris’2024 realizado na cidade da Praia, a atleta explicou que vai aproveitar a concentração da França, que decorre de 09 a 23 deste mês, para intensificar as estrangeiras para este acontecimento desportivo.

Estar à altura da competição e trabalhar com foco para mostrar o trabalho, são alguns dos objectivos da atleta, mas que por ser estreante nesta competição, disse que não promete medalha, alegando que o melhor é esperar que aconteça.

De acordo com o Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), ao longo da sua estada em França, os atletas têm-se reunido com o ‘staff’ da Câmara Municipal de Parthenay para discutir os detalhes da parceria e a logística do estágio e têm recebido a visita de jornalistas locais, que têm acompanhado de perto os treinamentos.

Os atletas paralímpicos de Cabo Verde têm tido a oportunidade de interagir com a comunidade local, incluindo encontros com moradores da Vila de Parthenay.

“Esses momentos têm sido especialmente significativos, permitindo que os atletas compartilhem suas histórias e experiências com o público”, avançou a direcção do COPAC.

Cabo Verde vai estar a competir com Heidilene Oliveira, atleta de baixa visão (T12), nos 100 e 200 metros livres acompanhada do seu guia Jailson Oliveira, e de Marilson Semedo, amputado de um membro inferior (F-57) na prova de lançamento de dardo.

A delegação paralímpica que representa Cabo Verde nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 é composta por oito pessoas, chefiada por Orlandinho Mascarenhas.

Integram ainda a delegação cabo-verdiana o “Paralímpico Attaché”, Amílcar Sousa, cabo-verdiano residente em França, a treinadora de Marilson Semedo, a cubana Mariela Aliaga Pita, o médico Ernesto Lopez Ramos, responsável do departamento clínico, o presidente de COPAC, Rodrigo Bejarano, a secretária-geral Jailma Oliveira e a auxiliar de Heidilene Oliveira, Alexia Aguiar.

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024, que já vão na sua XVII edição, contam com o envolvimento de 185 Comités Paralímpicos Nacionais, 22 modalidades desportivas, totalizando 549 eventos num universo de 4.400 atletas, do qual se esperam mais de três milhões de espectadores nos 11 dias de competições em 18 locais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,13 ago 2024 20:25

Editado porSara Almeida  em  20 nov 2024 23:25

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.