Com formação no Sporting, o polivalente jogador – pode jogar a médio, defesa-central e lateral-esquerdo –, mudou-se para o Chelsea neste Verão e figura como uma das grandes novidades na lista de Roberto Martínez para os jogos de Portugal com Croácia e Escócia, agendados para 05 e 08 de Setembro, respectivamente, na Luz, a contar para a Liga das Nações.
De acordo com o jornal A Bola, Renato Veiga, agora com 21 anos, fez praticamente toda a formação Sporting Clube de Portugal, não tendo nunca vestido a camisola da equipa principal dos leões.
Na época 2022/2023, depois de uma primeira metade da época na equipa B dos verdes e brancos, rumou por empréstimo aos alemães do Augsburg, cedido pelo Sporting, tendo realizado 13 jogos no futebol germânico.
Seguiu-se a mudança em definitivo para os suíços do Basileia, onde realizou 26 jogos, marcados por dois golos e uma assistência com a camisola dos helvéticos na temporada transacta, resultados que fizeram com que surgisse na lista do Chelsea.
“Neste Verão, os ‘blues’ pagaram cerca de 15 milhões de euros pelo polivalente jogador, com o Sporting a encaixar mais 1,5 milhões de euros, uma vez que, aquando da transferência de Renato Veiga para o Basileia, salvaguardou o direito a 10 por cento (%) de uma futura venda.
Filho de Nelson Veiga, antigo defesa internacional por Cabo Verde, Renato Veiga conta com várias internacionalizações pelas selecções jovens de Portugal, designadamente, sete pelos sub-21, seis pelos sub-20 e seis pelos sub-19.