O projecto foi apresentado pelo arquitecto César Freitas, que explicou os meandros, as valências e a importância de se implementar o projecto nesta zona da cidade da Praia.
A cidade desportiva, a ser construída, segundo a Cvsports Jogo Limpo, vai reservar 25% do espaço para infra-estruturas desportivas com pavilhão multiusos, dotado de piscina olímpica, espaços de treino, desportos de lazer e recreativos, sendo as restantes áreas para habitação, escritórios, comércio, entre outras valências.
O projecto é da iniciativa do Governo e conta com a parceria da câmara municipal e do sector privado.
Segundo César Freitas, a zona já tem o estádio nacional, está bem localizada e reúne condições ideais para a contrução da cidade desportiva, por isso entende que não se deve desperdiçar essa oportunidade.
“Um projecto desta envergadura não é fácil, mas nós acreditamos que tem todas as condições para ser viável, porque este não constitui o único plano de desenvolvimento urbano em Cabo Verde. Temos várias outras áreas urbanas que foram desenvolvidas e este não é muito diferente, a única grande diferença é o facto de ser uma zona que tem um principal atractivo, as zonas desportivas”, frisou.
O arquitecto sublinhou que tem a "grande vantagem de ser uma zona com um plano que nasce já com uma visão de futuro, de sustentabilidade transversal, holística e uma estratégia perfeitamente bem definida relativamente à sua implementação…, portanto, não é fácil, mas perfeitamente exequível”.
Também o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Praia, Óscar Rodrigues, presente no acto de apresentação do projecto, realçou a importância da criação da cidade desportiva na capital do país.
“Nós estamos a planear o futuro, daí a grande importância deste projecto".
“Tudo faremos para, juntamente com o Governo, encontrar as melhores vias e ter as parcerias necessárias, porque estando dentro do nosso território municipal temos todo o interesse na implementação deste grande projecto que dará uma grande dimensão e proporcionará oportunidades às equipas, selecções e atletas individuais para estagiar em Cabo Verde”, disse Rodrigues.