Na sua primeira aparição nos ringues de Cabo Verde, após os Jogos Olímpicos Paris’2024’ Ivanusa Moreira, conhecida por “Nancy”, campeã da África nos 66 quilogramas (Kg) e número dois do “ranking” mundial, fez jus ao estatuto que ostenta, já que do início ao fim dos seis “round” foi dona a senhora do jogo, não dando qualquer hipótese a adversária, nessa partida disputada no pavilhão desportivo Vává Duarte.
Bem preparada física e tecnicamente, Nancy Moreira, que contou com toda a plateia a torcer pelo seu empenho, atacou a sua oponente do início ao fim, com golpes directos ao logo dos seis combates, pelo que no final da contenda fez questão de ressalvar que teve o domínio perfeito do jogo, a tal ponto que poderia vencer por um "knockout" nos primeiros “rounds”, mas que preferiu o dignificar o “meu público com espectáculo”.
Dedicou a vitória aos familiares e a todo o povo cabo-verdiano, afiançando que já tinha muitas saudades de competir no seu torrão natal, já que de há algum tempo a esta parte tem a sua residência fixa em Portugal.
Prometeu voltar à casa para proporcionar outros espectáculos de dimensão profissional e internacional, opinião corroborada pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe, Manuel Monteiro, que se mostrou alegre pelo facto da cidade da Praia ter sido seleccionada pela organização do evento para trazer o boxe internacional ao município.
O combate de Nancy Moreira e Katerina Lisova, que também pratica Jiu-Jitsu, contou com uma moldura humana significativa, em que o Governo esteve representado ao mais alto nível pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e pelo vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.
A anteceder o combate cartaz da noite, a Gala Internacional de Boxe proporcionou mais quatro combates, envolvendo os pugilistas masculinos cabo-verdianos Wilson Fernandes e Edmilson Carvalho “Kevin” (77Kg), Nelson Oliveira e Israel Nzewi (86kg), Elvis Resende e Denilson Martins (57kg), Cledir Lopes e José Ribeiro (77kg), Rúben Silva e Emílio Moreira (60kg).
A Gala Internacional de Boxe teve animação cultural a cargo da DJ Baby Girl, decorreu no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, com a presença de diversos convidados, incluindo representantes da área do desporto nacional
Segundo o mentor da iniciativa, Jorge Silva, “a ambição é que esta gala se torne um evento regular, com edições em diferentes ilhas do país”, visando permitir a inclusão e valorização de atletas cabo-verdianos em eventos de padrão internacional.
A gala, de acordo com a organização, teve o propósito de dinamizar a modalidade em Cabo Verde, promovendo o boxe como uma oportunidade de carreira profissional para atletas nacionais e reforçando o país como destino para eventos desportivos internacionais.