Este campeonato mundial, promovido pela International Surfing Association (ISA), é uma etapa oficial de qualificação para os Jogos Olímpicos e contará com a presença das melhores seleções de surf do mundo.
Segundo a direcção da Federação Cabo-verdiana de Surf, esta será a primeira vez que Cabo Verde estará representado num evento desta dimensão, com uma delegação composta por três atletas, um treinador e dois dirigentes.
“Esta participação não só marca um passo histórico para o surf nacional, como também contribui para a projecção internacional do desporto cabo-verdiano, a valorização da juventude atlética das nossas ilhas e o reforço da presença do país no movimento olímpico”, frisa a FCS.
Neste sentido, a direcção da Federação informou ao Expresso das Ilhas que já submeteu um pedido de apoio ao Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e está em busca de patrocinadores.
“Esperamos que o IDJ, juntamente com o Governo, nos apoie, porque será a nossa primeira vez neste campeonato mundial. Acreditamos que esta pode ser uma grande oportunidade para nós e, por isso, contamos com esses apoios”, sublinha a direcção.
A FCS acrescenta que tem até o dia 2 de Agosto para inscrever oficialmente os atletas e efectuar o pagamento das respectivas taxas de inscrição de toda a equipa. “Neste momento, já tratamos da estadia e estamos a tratar dos vistos dos atletas”.