Retrospectiva 2009 - Economia em pinceladas

PorExpresso das Ilhas,1 jan 2010 23:00

image
Janeiro

Cabo Verde é económicamente mais livre da África Ocidental

De acordo com o relatório, divulgado em 14 de Janeiro, Cabo Verde foi colocado na 77ª posição no ranking de países com mais liberdade económica no mundo, pelo índice da Heritage Foundation e do Wall Street Journal. No referido relatório Cabo Verde surge em primeiro lugar na lista dos países da África Ocidental e o sétimo lugar na lista dos países da África Sub-sahariana e em primeiro lugar na região da CEDEAO, obtendo no total 61, 3 pontos, mais 3,4 pontos que o ano transacto.

Inquérito ao Emprego revela duplicação do trabalho infantil em 2008

Os resultados do Inquérito ao Emprego (IE) 2008, realizado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados a 15 de Janeiro, revelam que a taxa de desemprego registou uma ligeira redução de 0,5 pontos percentuais em comparação ao ano de 2006, fixando nos 17,8 por cento em 2008. No entanto, segundo os dados do referido inquérito, no período em análise, o trabalho infantil duplicou, passando de 8.179 para 16.328 casos.

BCV aumenta coeficiente das disponibilidades mínimas de caixa

Segundo o comunicado, publicado no site oficial do Banco de Cabo Verde (BCV) a 29 de Janeiro, o Conselho de Administração do BCV, na sua reunião ordinária de 23 de Janeiro, deliberou aumentar o coeficiente das Disponibilidades Mínimas de Caixa de 14 por para 16 por cento. Conforme o referido comunicado, esta medida justifica-se pelos desenvolvimentos recentes, ocorridos na esfera monetária, nomeadamente a evolução do crédito, aliado a degradação da balança de pagamentos, não obstante a economia cabo-verdiana tenha vindo a apresentar algum dinamismo no ritmo de crescimento.

Fevereiro

É encerrado Banco Insular

O Banco Insular de Cabo Verde, controlado pela Sociedade Lusa de Negócios e envolvido no caso BPN, encerrou no dia 17 de Fevereiro, mediante decisão do Governo, por falta de cumprimento de normas sobre reposição de fundos e riscos de crédito. O Governo justifica a referida decisão com o incumprimento por parte do Banco Insular de "normativos prudenciais respeitantes nomeadamente à reposição de fundos próprios, ao respeito do limite do rácio de solvibilidade e ao limite de concentração de riscos de crédito".

Março

GEOCAPITAL investe na CECV

A Geocapital - Investimentos Estratégicos, holding pertencente ao magnata Stanley Ho e Ferro Ribeiro, comprou do Montepio Geral os 27,4 por cento que o banco português detinha na Caixa Económica de Cabo Verde. Em resultado de longas negociações, a referida compra foi concluída em Janeiro, transformando a Geocapital na maior accionista privado da Caixa Económica. Ao entrarem na Caixa Económica de Cabo Verde, Stanley Ho e Ferro Ribeiro passaram a ter como parceiros a Correios de Cabo Verde e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

STANDARD & POORS qualifica de estável a situação financeira do país

O primeiro "rating" da agência de notação Standard & Poors (S&P) sobre Cabo Verde qualifica a situação financeira do arquipélago como "estável", apesar de apontar para uma forte redução do ritmo de crescimento da economia. A S&P atribui a Cabo Verde uma notação de "B+". Conforme explica o documento, divulgado pela S&P, o "rating" atribuído a Cabo Verde "é suportado pelo histórico do país de estabilidade política e elevado indicador de desenvolvimento humano. A estabilidade monetária é decorrente de uma longa data, fixada para o euro e uma melhor gestão fiscal também são factores positivos na classificação". Contudo, segundo o referido documento, Cabo verde também é visto como um país com grande desequilíbrio externo e endividamento que reflectem uma "economia estreita" tendo em vista que o turismo representa cerca de 25 por cento do PIB de 2008.

Abril

FMI avalia positivamente o desempenho económico do país e alargar o PSI 20 para 2010

A missão do Fundo FMI avalia de forma positiva o desempenho económico de Cabo Verde e alarga o Instrumento de Apoio às Políticas Económicas (PSI) para 2010. Junto com as autoridades governamentais, os representantes do sector privado e com os parlamentares, a delegação do FMI procedeu à sexta revisão do PSI 1 e com isso, ficou decidido que a extensão do programa por mais um ano permitirá definir os moldes para, a partir de 2010, ser assinado um acordo idêntico de três anos, porém com outras metas.

Maio

Bolsa de Valores anuncia OPS de 1.500 obrigações da Fast Ferry

A Bolsa de Valores de Cabo Verde anunciou, a 14 de Maio, a Oferta Pública de Subscrição (OPS) de um milhão e quinhentos mil obrigações ordinárias, de Cabo Verde Fast Ferry. A obtenção de uma parte do financiamento para aquisição barcos rápidos e novos para operar no transporte de passageiros inter-ilhas, constitui o objectivo da referida operação.

Junho

PRAIA acolhe I.ª Feira Internacional de Emprego e Empresas

De 26 a 28 de Junho, a cidade da Praia acolheu no Parque de Exposições da FIC, a primeira Feira Internacional de Empresas, do Emprego e do Empreendedeorismo de Cabo Verde. A realização desta feira foi uma iniciativa inédita e fruto de uma parceria entre os Ministérios do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social e da Economia, Crescimento e Competitividade. A primeira Feira Internacional de Empresas, do Emprego e do Empreendedeorismo visou, sobretudo, propiciar as condições favoráveis para a abertura de novos negócios, "competitivos" e "sustentáveis" no arquipélago, bem como dar a conhecer as oportunidades de negócio já identificadas. Ainda, entre os objectivos deste evento internacional está a apresentação das ofertas de emprego que existem em várias entidades empregadoras, a divulgação de programas de apoio à criação de emprego e de micro-crédito.

Agosto

Cabo Verde no 8.º Fórum AGOA

Uma delegação cabo-verdiana, chefiada pela Ministra da Economia, Crescimento e Competitividade, Fátima Fialho, participou entre 02 a 06 de Agosto, em Nairobi, capital do Quénia, nos trabalhos do 8º Fórum de Cooperação Comercial e Económica EUA / África Subsaariana - AGOA (African Growth Opportunity Act). O referido fórum visa encorajar os países da África Subsariana a tirarem melhor proveito do tratamento preferencial que lhes é dado no quadro do AGOA, examinar em profundidade o porquê dos países elegíveis não terem vindo a beneficiar das oportunidades do programa e discutir conjuntamente propostas de soluções.

Setembro

Cabo Verde no Salão Profissional de Turismo de Paris

De 22 a 25 de Setembro, Cabo Verde marcou presença na 31.ª edição do Salão Profissional do Turismo, Top Resa - International French Travel Market, realizada em Paris, França. A participação do arquipélago na referida feira, que contou com a presença de operadores turísticos de vários países, teve como principal objectivo a promoção de Cabo Verde enquanto destino turístico.

Outubro

1.ª Feira Internacional de Construção e Habitação

O Ministério de Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território (MDHOT), concretizando os projectos previstos no Programa "Casa para Todos" e em parceria com a FIC, decidiu pela organização da Iª Feira Internacional de Construção e Habitação - FICH, de modo a promover e a dinamizar a inovação no domínio das tecnologias e das tipologias construtivas aplicáveis à habitação.

Aprovado orçamento do município da Praia

No dia 7 de Outubro, com votos favoráveis dos 11 deputados do MpD e nove votos contra da bancada do PAICV, foi aprovado o Orçamento do Município da Praia para o ano 2010. Apresentando um total global de 2.874.307.002$00 (dois bilhões, oitocentos e setenta e quatro milhões, trezentos e sete mil e dois escudos), de acordo com o referido documento, 57 por cento desse montante destina-se ao Programa de Investimentos e 44 por cento para as despesas do funcionamento da Câmara Municipal.
Segundo o documento, apresentado pela Câmara Municipal da Praia (CMP), o orçamento municipal para o ano económico de 2010 surge como um orçamento capaz de solucionar os graves problemas que assolam o município, apresentando as soluções para as questões básicas que afectam a organização do município da Praia e executar uma estratégia que visa tornar Praia uma cidade com capacidade e qualidade de oferta ambiental, turística, cultural, industrial e comercial.

Novembro

INE divulga resultados do IIIº Recenseamento Empresarial

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) apresentou, a 28 de Outubro, na sala de conferências do Ministério das Finanças, cidade da Praia, os resultados definitivos do IIIº Recenseamento Empresarial. Segundo o documento, o III Censo Empresarial visa actualizar os indicadores característicos do tecido e da actividade empresarial em Cabo Verde.

Dezembro

BCV prevê ténue recuperação da actividade económica em 2010

Segundo o mais recente Relatório de Politica Monetária do Banco de cabo Verde, em 2009, a economia nacional deverá manter o seu ritmo de abrandamento, reflectindo, em larga medida, a contracção da procura interna, nomeadamente do consumo e investimento privados, aliado a uma redução da procura externa, sobretudo das exportações de serviços. Neste contexto, as actuais projecções do BCV apontam para crescimento do Produto Interno Bruto, em termos reais, de 4 por cento em 2009, o que se compara aos 5,9 por cento, estimados para 2008.

Segundo o BCV, as perspectivas para a evolução da actividade económica nacional em 2010 continuam a ser marcadas pela continuidade de efeitos desfasados da actual crise económica. Entretanto, de acordo com as projecções da referida instituição, assinalando uma ligeira recuperação da actividade económica, o crescimento do PIB em 2010 deverá situar-se num intervalo entre [4 - 5,0 por cento], traduzindo, essencialmente, os efeitos de uma gradual recuperação das exportações, sobretudo de serviços, e alguma recuperação do Investimento Directo Estrangeiro (IDE).

Cabo Verde seleccionado para novo MCA

Cabo Verde foi seleccionado para um segundo pacote financeiro, no âmbito do Millennium Challenge Account (MCA), programa do Governo dos EUA para ajudar um grupo selecto de países no seu desenvolvimento. O anúncio foi feito pelo Organismo de Assistência Pública Internacional do Governo Americano, Millennium Challenge Corporation (MCC), entidade que gere os fundos do programa, durante uma reunião que aconteceu no dia 9 de Dezembro, em Washington.

O feito é considerado histórico uma vez que Cabo Verde torna-se, assim, o primeiro e o único país a alcançar um segundo Compact do MCA. A decisão do Governo dos Estados Unidos foi oficialmente transmitida pela Embaixadora daquele país em Cabo Verde, Marianne Myles, ao Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, durante um encontro que aconteceu no Palácio do Governo.
BREVES INTERNACIONAIS EM RETROSPECTIVA

Fevereiro

EUA aprova Plano de Estímulo para economia

No dia 13 de Fevereiro, o Senado norte-americano aprovou a versão final do Plano de Estímulo à economia do país. De acordo com Barack Obama, o facto de o Congresso ter aprovado o referido plano de estímulo económico vai permitir salvar ou criar 3,5 milhões de empregos nos próximos dois anos, estimular o consumo das empresas e das famílias e lançar uma nova base para um crescimento duradouro e próspero da economia. Com a aprovação do pacote de estímulo económico, Barack Obama alcança a primeira grande vitória legislativa da sua presidência.

Maio

BCE reduz juros para 1 por cento

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a descer o preço do dinheiro na Zona Euro, reduzindo a sua taxa de referência em 25 pontos base, passando de 1,25 para 1,00 por cento, o que significa que a taxa de juro na Zona Euro atinge o valor mais baixo desde a criação da autoridade monetária europeia, em 1999. Esta é a sétima descida dos juros efectuada pelo BCE em apenas oito meses. Em Outubro de 2008, a referida taxa era de 4,25 por cento.

Junho

Economia dos países OCDE sofre maior queda em meio século

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) caiu 2,1 por cento nos primeiros três meses do ano em relação ao trimestre anterior, o que constitui a maior queda desde a criação deste indicador em 1960. Os dados da OCDE, que reagrupa os 30 principais países industrializados, mostram que o PIB da Zona Euro contraiu 2,5 por cento no inicio do ano, depois de ter cedido 1,6 por cento nos últimos três meses do ano passado. Por sua vez, o PIB dos Estados Unidos sofreu uma contracção de 1,6 por cento no primeiro trimestre de 2009, enquanto a economia japonesa recuou 4 por cento, depois de ter contraído 3,8 por cento no último trimestre de 2008.

Agosto

FMI anuncia suspensão de pagamentos dos juros pelos países pobres

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a suspensão do pagamento dos juros devidos pelos países pobres até o fim de 2011, além de um "aumento sem precedente" de empréstimos, que podem chegar a 17 bilhões de dólares entre 2009 e 2014. Deste total de crédito, 8 bilhões de dólares devem ser liberados nos dois próximos anos. Segundo o director-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, "é uma expansão sem precedente do apoio do FMI aos países mais pobres, na África Subsaariana e no mundo inteiro", lembrando que os países ricos e emergentes do G20 "pediram ajuda do FMI para fazer face à crise económica mundial que também atingiu duramente os países de baixo rendimento", referindo ainda a uma série de medidas históricas.

São Tomé indexa moeda nacional ao Euro

O governo de São Tomé e Príncipe assinou com Portugal o acordo de ancoragem da sua moeda nacional ao euro, tornando o segundo país africano de língua portuguesa a celebrar este tipo de acordo. A parceria, criada para reforçar a estabilidade económica daquela nação africana, foi assinada pelo ministro de Estado e das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, e pela ministra do Plano e das Finanças de São Tomé e Príncipe, Ângela Viegas Santiago.

Setembro

EUA: Bernanke é reconduzido na Reserva Federal

Ben Bernanke foi reconduzido ao cargo de presidente da Reserva Federal Americana (Fed) pelo presidente norte-americano Barack Obama.

Outubro

Nobel da Economia é atribuído a uma mulher

O Prémio Nobel da Economia para 2009 foi atribuído conjuntamente aos norte-americanos Oliver Williamson e Ellinor Ostrom. Mais uma vez, o Nobel da Economia distingue cidadãos norte-americanos que vão dividir pela metade os dez milhões de coroas suecas do prémio (cerca de 980 mil euros). Ellinor Ostrom, de 76 anos, é professora da Economia na Universidade do Indiana (EUA), enquanto Olivier Williamson, de 77 anos, é professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA).

Ostrom é a primeira mulher a conquistar o Nobel da Economia. Uma das ideias fundamentais do seu trabalho é a de que algumas comunidades locais fazem, sozinhas, uma gestão mais eficiente dos recursos do que quando são obrigadas a seguir as regras impostas por autoridades exteriores.

Novembro

EUA saem da recessão e atinge crescimento de 3,5 por cento

Depois de ter contraído nos quatro trimestres anteriores, a economia norte-americana cresceu 3,5 por cento no terceiro trimestre der 2009, o que leva a concluir que os EUA saíram da recessão.
Conforme revelou o Departamento do Comércio dos Estados Unidos, o crescimento de 3,5 por cento da maior economia do mundo surge depois desta se ter contraído 3,8 por cento nos doze meses anteriores, o pior desempenho das últimas sete décadas.

Dezembro

Dubai abala confiança nos Reinos do Petróleo

O pedido feito pelo emirato do Dubai para adiar o pagamento das suas dívidas para 2010 gerou fortes receios no mercado, relativamente à solidez financeira dos países do Golfo Pérsico.

Os custos de protecção contra o incumprimento da dívida por parte dos países islâmicos produtores de petróleo, do Qatar à Arábia Saudita, registaram o maior aumento diário desde Junho depois da estatal Dubai World ter pedido um "adiamento" dos seus pagamentos aos credores. Segundo informações publicadas pelo Económico, a referida empresa adiantou que não poderá pagar as dívidas pelo menos até Maio de 2010, o que será a pior situação de incumprimento de dívidas por parte de um país desde a Argentina em 2001.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,1 jan 2010 23:00

Editado porExpresso das Ilhas  em  1 jan 2010 23:00

pub
pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.